Thursday, March 30, 2006

Renault e Galp marimbam-se. E o cidadão????

Mário Abreu conta-nos outra saga. Desta vez mete a Renault. Mas mete também a Galp: a Renault acusa que o gasóleo (GALP) é de má qualidade.
(Registo que MA autorizou a divulgação dos seus dados pessoais.)

Não tenho o prazer de o conhecer e só lhe escrevo para lhe demonstrar a minha solidariedade e lhe desejar muito boa sorte junto da DECO, não lhe perspectivando grandes êxitos.
Quando temos azares com tubarões …
Quando não tiver nada que fazer ou estiver com insónias convido-o a ir até ao meu blog
http://www.renaultalert.blogspot.com/
e ler a minha história.
Em 2 palavras, juntei as minhas economias para comprar um carro caro, uma Renault Espace, confiante que ia ter carro quase para o resto da minha vida e em 4 anos e em 60.000 Km fiquei com 6 programas de férias completamente destruídos e apanhei alguns sustos na estrada (felizmente sem consequências físicas) por causa de avarias sistemáticas na válvula EGR que, quando menos se espera, faz uma grande fumarada e tira completamente a potência ao motor.
Isto é nitidamente um defeito de fabrico dos motores dCi que a Renault não quer admitir, nem assumir responsabilidades.
Conheço n casos e há inclusivamente um grupo internacional de perto de 50 lesados que estamos a pensar levar o caso a tribunal.
Mas estamos a falar dum monstro chamado Renault e eu sou um ilustre desconhecido (leia-se um reles engenheiro) chamado Mário Abreu que se for para a frente vai gastar dinheiro, não tem garantias de ganhar e tem como perspectiva esperar 4 ou 5 anos para ver o assunto em tribunal, e o que valerá o carro nessa altura?
A minha última panne foi no princípio de Agosto, altura em que imobilizei o carro não estando definitivamente disposto a andar mais com ele para não pôr em risco a minha vida, dos meus familiares e/ou de terceiros.
Só na semana anterior ao Natal recebi resposta, negativa já se vê, depois de ter escrito alguma dúzia de reclamações por toda a hierarquia Renault até chegar ao próprio Presidente.
A Renault limita-se a oferecer-me muito abaixo do próprio valor comercial do carrinho, que está novo e é de garagem e por troca na compra de outro Renault.
É ridículo.
Já agora a Renault disse-me, mas nunca o escreveu, que uma das causas seria o uso de gasóleo ordinário. Não faz obviamente qualquer sentido mas já agora sempre usei, em exclusividade, gasóleo GALP.
Escrevi às revistas de automobilismo pedindo ajuda e divulgação e nem uma palavra, já se percebendo porquê, estes lobbies … e os anúncios …
Escrevi à APCER, a empresa que certifica a Renault em qualidade e até ver, nada.
Enquanto associado recorri à DECO a pedir ajuda, considerando inclusivamente que isto é um caso de interesse público porque pode acontecer a qualquer proprietário de um diesel dCi da Renault, pondo vidas em perigo, e a brilhante resposta que recebi foi para consultar um advogado mas … ou seja, passe muito bem porque daqui não leva nada.
Tinha pensado fazer a revisão dos 60.000 Km fora da Renault e para o efeito tinha comprado na própria marca o óleo que recomendam e o filtro de óleo.
No entanto, para não dar desculpas que o carro não foi assistido a tempo e horas nos concessionários da Renault, apesar de não querer andar mais com ele, resolvi levá-lo no dia 7 para a referida revisão.
Acredite ou não o Concessionário recusou-se a utilizar para o efeito o filtro e o óleo que eu tinha previamente comprado na própria marca.
Mandei avançar à mesma e pedi para me facturarem a limpeza da válvula EGR à parte e consultarem a Renault Portuguesa, no sentido de se manifestarem, com base no histórico do meu caso e do contencioso em curso, se pretendiam ou não suportar ou comparticipar nos custos dessa reparação.
O Concessionário recusou fazê-lo e fi-lo eu próprio por fax com cópia para o dito.
Desde o dia 8 de Março que o carro está pronto e que me espera uma conta em princípio superior a 600 Euros, estamos a 30 de Março, o carro dorme ao sol e à chuva no Parque a descoberto da Vesauto/Belas (condições em que nunca esteve) e a Renault ainda não se dignou a responder nem à minha solicitação nem aos telefonemas posteriores do próprio Concessionário.
Portanto, meu caro sofredor, neste país, se quiser fazer justiça, tem de ser à sua própria custa pois ninguém o ajudará e se precisar do seu vencimento para comer, …está muito lixado.
Se precisar dum exemplo duma Empresa certificada com péssimo serviço, não reconhecendo ou camuflando premeditadamente defeitos de fabrico, falta de responsabilidade e desprezo pelo cliente, assim como de falta de justiça e de apoio dos media e de Organismos que deveriam ter por missão dá-lo, conte comigo que talvez lhe consiga dar mais alguns.
Se encontrar alguma alma caridosa que o ajude a fazer justiça no seu caso concreto, já agora faça o favor de lhe contar também este meu caso e/ou de lhe dar o endereço do meu blog supracitado, pois estou pessoalmente convencido que imensos portugueses já tiveram este problema na EGR e não estando devidamente alertados, limitaram-se a pagar a sua reparação, quissá assustados com o que poderiam pensar à priori ser um problema mecânico muito grave, até a ficarem aliviados com uma conta moderada, ficando até muito reconhecidos à Marca pela prestação daquele excelente serviço, estando contudo sujeitos a que isso se repita a qualquer momento (por exemplo numa ultrapassagem apertada).
E quantos mais se consciencializarem disto e se identificarem como tal maior será a força e a razão.
Quem me dera ter acesso a uma base de dados de clientes Renault Espace ou de outros modelos com motores diesel dCi, para os contactar e saber quantos não sofreram já deste problema.
Cordiais e solidárias saudações,
Ah!, e boa sorte com a DECO.
Mário Abreu
renblog@sapo.pt

1 comment:

Anonymous said...

espace 2.2 dci 120000km apos mudar a egr mudei o turbo, a valvula de controle da geometria do turbo,e a carroça nao sai do sitio, mandei o carro a renault ao fim de duas semanas disseram que nao era a egr como eu reclamei mas o medidor de massa de ar.
Que tinham a certeza infortunio estava esgotado,demorava mais uma semana, com a referencia corri o mercaco e comprei um no proprio dia! Surpesa o carro esta na mesma,de volta a renault agora dizem ser o turbo!tapei a conduta do egr e o carro anda de novo!
UMA RENAUT ESPACE DCI NEM POR RECITA MEDICA