Eis então a transcrição das peças todas: a carta de João Janes à DECO, a resposta imediata da DECO (parabéns, dra. A T ) e o mail simples que enviei às redacções, com a documentação anexa…
Aí têm (todos estes documentos têm data de hoje, 7 de Março, à tarde):
Carta de João Janes
Drªa Ana Tapadinhas / DECO
Chamo-me João Janes e sou Jornalista da TSF. Não é pelo nome nem pela
profissão que lhe dirijo este mail, mas sim, para dar conta enquanto cidadão
deste país da situação que estou a viver"graças" à Galp.
No dia 2 de Fevereiro de 2006, atestei o meu carro com gasóleo ( à volta de
48 litros), na estação de serviço da auto-estrada de Cascais (A5) sentido
Cascais-Lisboa. Um dia depois, o carro em plena rua em Oeiras parou. Chamei
o reboque e foi para a oficina onde habitualmente costumo ir com o meu
carro. Uns dias depois, porque a oficina não tinha disponibilidade temporal
para resolver de imediato o meu problema, telefonaram-me a dizer que tinha
sido a bomba injectora do carro que tinha rebentado ( estava cheia de água e
as próprias peças danificadas devido a essa mesma água). Até aí, tudo bem,
uma vez que as bombas dos carros também se gastam. Numa segunda-feira (
passados já mais ou menos 10 dias ) vou ao mecânico buscar o carro quando
este me diz que afinal o problema devia ser outro porque não conseguiam que
ele funcionasse. Fomos à Opel ( SGA em Paço de Arcos ) e feito check-up no
computador, deu como avaria a bomba injectora ( estamos a falar de uma peça
que custa quase 3000EUR). O fornecedor da bomba foi informado e optámos por
enviá-la a quem a tinha vendido. Este, não muito convencido da falha do
material que tinha acabado de vender, resolveu abrir a bomba para detectar
a avaria. E o que viu? A bomba cheia de água novamente. O meu mecânico optou
por despejar o depósito do gasóleo e para espanto de todos os que estavam
presentes, o gasóleo tinha água. Por defeito de formação, tentei despistar se
seria possível o gasóleo ter agua misturada e informei-me junto da
concorrência da Galp. Contactei um dos maiores revendedores da Repsol a quem
expus o caso sem nunca referir o nome da gasolineira, ao que ele me disse,
que sim, que era possível, que inclusivamente já lhe tinha acontecido num
dos postos de abastecimento dele, e que tinha a ver com acumulação de humidade
nos depósitos e que depois se juntam ao combustível. Não é uma situação
normal, porém, acontece, e pelos vistos na Galp, não é assim tão anormal
esta situação uma vez que pelo que apurei já no ano passado situação idêntica
se passou com mais de uma dezena de carros a serem afectados. Mais, o meu
amigo da Repsol contou-me que o procedimento correcto nestas situações, é o
lesado apresentar a reclamação e a gasolineira assumir por inteiro as
despesas. Inclusivamente, este revendedor da Respsol acrescentou que quando
teve essa situação no posto dele, tratou de disponibilizar um carro ao
cliente e pagou-lhe todas despesas.
A par desta situação não me restou alternativa se não contactar a Galp, posto
da AE Cascais sentido Cascais-Lisboa. Foram muito simpáticos no atendimento e
disseram-me para eu apresentar um relatório do mecânico e apresentar o
orçamento, o que eu fiz de imediato. Passados 10 dias, e porque não me
diziam rigorosamente nada, volteia contactar a supervisora do posto, D.
Cristina de Jesus, que me disse ter entregue toda a documentação
Ao coordenador do Serviço de Clientes que me iria contactar nesse mesmo dia.
Já passaram mais 8 dias e nada! Posto isto, estou ainda sem carro nesta
altura porque a avaria não se resume á bomba injectora. Como o carro, neste
caso, carrinha Opel Astra, tem um motor onde abundam as componentes
eletricas, o facto de ter entrado água no circuito, danificou todo o sistema
eléctrico, descomandando mesmo a centralina ( nome técnico para a caixa
codificada que distribui a informação ao motor). Já passou mais de um mês, já
esgotei o meu plafond a alugar carro ( aluguei um carro de categoria mais
baixa que o meu e só mesmo depois e saber que a culpa da avaria tina sido da
Galp) e não tenho uma única indicação da Galp. ó em arranjo do carro,
reboques a mudar de um lado para o outro, aluguer, etc, já lá vão mais de
5000EUR e da Galp, nem uma palavra. Pior: não sei quando terei o carro
pronto nem se fica em condições como me disseram na Opel, já que água no
circuito eléctrico de um automóvel é pior que um isqueiro num depósito de
gasolina.
Sinceramente não sei para onde me hei-de virar de forma a conseguir resolver
este assunto a bem! os tribunais todos nós sabemos são lentos, a Galp com a
força de uma grande empresa, não tem um mínimo e consideração por quem,
devido a uma falha deles, pagou gasóleo e levou agua!
Todas as facturas, e os relatórios estão na posse da Galp que opta pelo
silêncio, numa clara tentativa de me vencer pelo desgaste, como é norma
acontecer neste país. daí eu ter recorrido à Deco, na esperança de conseguir
algum avanço na resolução do meu problema ( que não deverá ser só meu já que
quantas pessoas não têm avarias destas e não têm sequer a mínima noção do que
lhes aconteceu). Eu, no meio do azar, «tive sorte», ao "rebentar" a segunda
bomba injectora, que levou a que o mecânico retirasse o gasóleo do deposito
e visse a agua, senão, tinha pago o arranjo e nunca sonhava que tinha sido
esse o problema do carro.
Como Jornalista da Tsf e director de uma outra publicação, vivo do meu
carro, já que tenho de me deslocar com muita frequência de um lado para o
outro. O desgaste emocional, o dinheiro gasto, o que tenho deixado de fazer
com prejuízo para a minha vida pessoal e profissional é algo que não consigo
contabilizar em euros, mas digo, que representa muito dinheiro.
Deixo à consideração da Drª Ana Tapadinhas esta queixa na esperança que este
consumidor possa ser ressarcido de um enorme prejuízo que tem tido se ter
culpa alguma de ter escolhido a Galp em vez de outra gasolineira.
Termino com mais esta informação: o gasóleo que estava no depósito está na
oficina L…, Lda, na rua …, em Oeiras (tel….), cujo mecânico é o sr. P…, assim como a bomba injectora para que qualquer especialista nesta área possa confrmar ou não da veracidade dos factos.
Os meus cumprimentos
João Janes
Resposta imediata da DECO
Ex.mo Senhor ...
Acuso a recepção do mail, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente ao assunto exposto, cumpre-nos informar que evidentemente lhe
assiste toda a razão na situação relatada, assistindo-lhe o direito a ser
indemnizado pelos prejuízos sofridos, motivo pelo qual nos colocamos à sua
inteira disposição para mediar o presente conflito.
Contudo, cumpre-nos, também, informar que existe o CASA - CENTRO DE
ARBITRAGEM DO SECTOR AUTOMÓVEL, que visa justamente dirimir conflitos
decorrentes de prestação de serviços de assistência, manutenção e reparação
automóvel, compra e venda de veículos usados, e fornecimento de
combustíveis.
Assim, qualquer interessado pode recorrer aos serviços do Centro, por
telefone, por escrito ou pessoalmente. Os pedidos de informação são
recebidos por um jurista que, além de prestar os esclarecimentos
necessários, tentará a resolução dos conflitos através da mediação.
Caso a mediação não resulte, preparará os processos para conciliação e
arbitragem, não sendo necessária a constituição de um advogado.
A passagem à fase de conciliação e arbitragem é paga : 3% sobre o valor da
reclamação quando é escolhido um único árbitro e 5% quando as partes
escolhem três árbitros, no mínimo: 5 euros. Caso seja necessário, poderão
realizar-se as peritagens, sendo as partes previamente informados do
respectivo custo.
Em face do exposto, aguardarei as suas instruções para mediar o presente
conflito, através dos nossos serviços, ou em alternativa, remeter para o
CASA a reclamação que nos endereçou.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Cristina Tapadinhas
Mail que enviei às redacções e a jornalistas a acompanhar estes documentos:
Peço a cada um dos destinatários que leia esta história diabólica que
está a contecer ao João Janes, jornalista da TSF.
A GALP está a tramar-lhe a vida e nem dá cavaco!!!
Hoje é a ele. Amanhã é a um de nós.
Será bom que, solidariedades corporativas à parte, todos se interessem
e divulguem nos seus meios o que um empório como aquela gasolineira se
atreve a fazer de forma arrogante a um cidadão...
Estão aí os contactos, para a reportagem.
E ainda o meu:
José Carlos Mendes
91 …
E tudo isto numa só tarde. Parece que resultou. É a força da net? Não: é a força da malta... Mais uma lição para mim e para si.
1 comment:
[url=http://seexi.net]есть беременность или нет??? [/url]
Ознакомилась с этим "прекраснейшим" законом, который вступает в силу с 1 января 2011 года, и о..... ну вот других слов даже выбрать не могу. Моему ребёнку на отпечаток. год идти в школу, и во что упрусь я и большое колличество таких же, как я, не имеющий папу-олигарха/депутата, чемодана зелени под кроватью и счёта в банке Европы?!?! В 2 часа русского языка в неделю, 2 часа математики и религоведения. За всё остально - плати! А в случае в случае если нечем - то ребёнок изначально обречён на безтолковость и служение первым лицам страны???иными словами, быть холопом???? как в царские времена? Я верно понимаю суть этой реформы?
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