Wednesday, April 11, 2007

Parque da Bela Vista, Lisboa

O Parque e o «afamado» "super-mercado
do divertimento" chamado
FESTIVAL CREAMFIELDS
Relatório preocupante

«RELATÓRIO ABRIL 2007»
Aprovado pelo Observatório do Parque da Bela Vista (visite o nosso blog), movimento cívico em torno do Parque, nascido por via do Rock in Rio e sua pressão ambiental sobre esta magnífica infra-estrutura da Cidade, o Relatório contempla diversos aspectos muito importantes.

«
1. No rescaldo de 2 edições do festival Rock-in-Rio, verifica-se uma DEGRADAÇÃO de alguns locais da zona cental do Parque da Bela Vista, nomeadamente na zona onde é montado o palco e o material de suporte, a zona do público, e em duas zonas junto à bancada VIP, a noroeste do miradouro. Também a sudoeste, abaixo da Quinta da Bela Vista (junto à entrada do Parque), existe uma vasta clareira de terra revolta, junto a um edifício em construção.

2. No rescaldo de 2 edições do festival Rock-in-Rio verifica-se o NÃO CUMPRIMENTO do protocolo de 2006, entre CML e organizador. De facto:

- Desconhece-se o apoio (financeiro e outro) assegurado pelo promotor no sentido de garantir a execução do Plano de Requalificação do Parque da Bela Vista, proposto pela Divisão de Matas do Departamento de Ambiente e Espaços Verdes da CML (nº 9 da cláusula terceira do protocolo e respectivo anexo nº 10);

- Desconhece-se qualquer relatório da Comissão de Acompanhamento (CML/organização), a qual, recorde-se, é suposto detectar, antes, durante e depois de cada evento, os eventuais danos decorrentes dos festivais, a fim de serem colmatados pela organização;

- Não se vislumbra qualquer obra a decorrer na Quinta do Pombeiro (projecto social "Céu Aberto") - supostamente a ser inaugurada em Novembro de 2007 - ou na Quinta da Bela Vista (projecto da Acção Social da CML, com abertura de cafetaria);

- Verifica-se a não instalação de qualquer sistema de videovigilância;
- Não se vislumbra a presença diária de 7 funcionários para manutenção do Parque;
- Não se verificou ainda a substituição da vedação opaca por uma semi-transparente.

3. Passados vários anos sobre a inauguração do Parque, é com bastante agrado que, finalmente, vemos os 23ha das quintas do Pombeiro e do Polção, que constituem a zona sul do Parque, serem inauguradas. É bom augúrio. Mas faltam os 4,7 ha da zona Norte, ainda por arranjar, entre as Avenidas Gago Coutinho e Marechal Gomes da Costa e a Rua da Graça.

4. Como se não bastasse o Rock-in-Rio, parece que aos 31 ha da zona central do Parque não restará outra alternativa que não a organização anual de eventos de grande dimensão, contrariando assim a génese do espaço enquanto espaço de lazer, mas transformando-o em recinto de espectáculos, para os quais seria mais apropriado a criação de um espaço de raíz, à semelhança do que está a ser feito para a edição madrilena do RinR... sobretudo porque o ano de 2007 é um ano de interregno entre edições do Rock-in-Rio e, por isso, deveria ser de recuperação do coberto vegetal na zona usada como recinto central e nas zonas de apoio das edições de 2004 e 2006. Depois do RinR e do Creamfields, que mais se seguirá?

5. Solicitamos à CML que revogue a cláusula segunda do protocolo com o promotor, do RinR alterando designadamente o carácter gratuito da utilização da zona central do Parque para efeitos do RinR e demais festivais, porque por mais bondosas que sejam as intenções sociais do organizador, por certo não justificarão a cedência gratuita de um espaço de lazer para que ali organizem festivais e arrecadem receitas. Aliás, duvidamos que o mesmo seja feito noutros locais.

Anexo: Nota distribuída pelo Observatório à comunicação social esta semana

Este relatório tem por base duas visitas feitas ao local, consulta do protocolo CML/Better World e notícias vindas a público.
»


Creamfields
«Possível isenção de taxas»
Comunicado / Nota à Comunicação Social:

Foi divulgado por nós, Observatório, o seguinte:
«No seguimento das notícias vindas a público sobre a isenção de taxas para o organizador do festival Creamfields, a decorrer no Parque da Bela Vista, no mês de Maio, somos a comunicar o seguinte:

1. Imoral é pouco para se definir o tratamento privilegiado que se pretende dar a alguém (não importa quem nem sobre o quê) que, objectiva e inexoravelmente, irá degradar um espaço público como o Parque da Bela Vista. É uma vergonha colocar-se sequer a discussão a possibilidade de se isentar o promotor do festival Creamfields.

2. Parece-nos caricato que a CML acene com um protocolo como justificação dessa isenção, sabendo-se, como se comprova no local, que semelhante protocolo com o organizador do Rock-in-Rio de 2006, não está, nem estará nos tempos mais próximos, minimamente cumprido pela parte que toca ao promotor.

3. De todas estas cedências a promotores a única coisa certa que resulta - é a experiência que o demonstra - é que o Parque da Bela Vista corre o risco de a muito breve trecho ser cada vez menos um local aprazível para utilização dos lisboetas. E isso é lamentável».


Nota: Esta matéria foi adiada da reunião de hoje da CML. Maior acuidade e actualidade ganha a reunião de sexta-feira (Observatório / Vereação de Espaços Verdes): ainda pode ser útil. Lisboa merece. E bem precisa.

1 comment:

Anonymous said...

Ηello, Neаt post. Theгe's a problem along with your website in internet explorer, would check this? IE nonetheless is the marketplace leader and a good portion of folks will pass over your excellent writing due to this problem.

my weblog: InternetSite