Wednesday, April 04, 2007

Lisboa: CRIL

Lusa / transcrição

Comissão Moradores Bº Padre Cruz acusa Governo ceder a privados

Lisboa, 04 Abr (Lusa) - A comissão de moradores do Bairro de Santa Cruz acusou hoje o Governo de transformar a CRIL (Circular Regional Interna de Lisboa) numa "estrada de serventia" da "mega urbanização Falagueira/Venda Nova".
Durante uma acção de sensibilização contra o traçado da CRIL, realizada hoje frente à Câmara de Lisboa, Jorge Alves, da Comissão de Moradores do Bairro de Santa Cruz disse à agência Lusa que há um trajecto alternativo para a conclusão da CRIL que o "Governo deixou na gaveta para servir os interesses imobiliários da urbanização da Falagueira/Venda Nova".
Acrescentou que este projecto - que abrange 80 hectares dos quais 1.400.000 metros quadrados de área edificada promovido por um consórcio imobiliário composto por 13 elementos, entre os quais a Câmara da Amadora - vai valorizar "sobretudo a autarquia da Amadora, uma vez que abrange terrenos da fábrica Bombardier, da Edifer e uma quinta do Estado".
A informação de Jorge Alves foi corroborada por Paulo Ferreira, da Comissão de Moradores de Alfornelos, que também acusa o Governo de estar a "ceder a interesses privados", sustentando ainda que o traçado que o Governo escolheu para a CRIL não respeita a Declaração de Impacto Ambiental.
Pedro Ferreira sublinhou ainda que o traçado escolhido pelo Governo "é um traçado de serpentina que põe em causa a segurança rodoviária, uma vez que integra três curvas "muito apertadas e perigosas".
Acrescentou que o traçado que o "Governo tem na gaveta" é um traçado a direito, com construção em túnel que respeita a Declaração de Impacto Ambiental, os direitos dos moradores e garante mais segurança rodoviária.
Na tentativa de impedirem a conclusão da CRIL com o traçado escolhido pelo Governo as comissões de moradores do Bairro de Santa Cruz, da Damaia e de Alfornelos contam interpor, em breve, uma acção judicial a fim de tentarem evitar o início da obra, cuja data para apresentação de propostas de concurso público termina a 24 de Maio próximo, disse à Lusa Jorge Alves.
Questionar o presidente da República sobre a "legitimidade" do traçado escolhido pelo Governo para a CRIL é outros dos objectivos daquelas três comissões de moradores que contam promover em breve uma acção de sensibilização junto de Cavaco Silva.

CP.

No comments: