Friday, April 20, 2007

Lisboa, Bairro dos Loios: depois do acidente com o elevador

Neste momento decorre uma vigília contra a situação que se vive nos Lóios e Amendoeiras.
Novos perigos ameaçam moradores

Neste momento decorre uma vigília contra a situação que se vive nos Lóios e Amendoeiras.
Um morador endereçou a uma série de pessoas esta carta de alarme:
«Depois grave acidente ocorrido no Lote 232 da Rua Norte Júnior - a queda de um jovem morador no referido edifício no "fosso" de um dos elevadores, no qual, desde há muito, estão detectadas graves anomalias - seria de supor que o mesmo fosse selado, por uma entidade competente para este efeito e que só após uma inspecção/vistoria realizada, por exemplo, pela Associação Nacional de Inspectores de Elevador e após detectada e corrigida estivesse, nomeadamente, a causa que motivou o trágico acontecimento, que, estranha e anormalmente, permitiu que uma porta de patamar se abrisse sem a presença da cabine do mesmo, o mencionado ascensor pudesse então funcionar .
Porém, para pasmo de todos os moradores, hoje ao mesmo, sem que fosse realizada qualquer vistoria por parte duma entidade isenta e competente, foram-lhe retirados os selos, colocados pelos Serviços de Protecção Civil Municipal (?), tendo o mesmo sido colocado em pleno funcionamento, não obstante um ruído anormal que o emite, por parte duma empresa que realiza manutenções de ascensores.
Os contactos realizados, pelos próprios moradores e pela ATM, junto dos Sapadores Bombeiros, dos Serviços Municipais de Protecção Civil Municipal, Polícia Municipal e da PSP, para além dos realizados com alguns responsáveis municipais - Chefe de Gabinete do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, um dos Assessores do Vereador da Habitação Social, entre outros - revelaram-se completamente infrutíferos para impedir que o mesmo fosse posto e continue a circular, sem cabal e imprescindível esclarecimento ou apuramento motivou o tráfico acontecimento e, ainda para mais, quando o mesmo emite um estranho e anormal ruído! Chamo, assim, à atenção de todos os responsáveis políticos, governamentais, camarários ou de quem nos possa valer, para este estranho facto, afim de se evitar qualquer outro acidente e de se apurar, se ainda for possível, o que terá estado na origem da queda do referido morador, que ainda continua e irá continuar hospitalizado, com prognóstico médico ainda muito reservado».

1 comment:

Anonymous said...

Ainda o por cima o Sr. Vereador Pedro Feist disse o seguinte ao JN (http://jn.sapo.pt/2007/04/21/pais/homem_ferido_elevador_motiva_vigilia.html):

a Câmara de Lisboa, através do pelouro do vereador Pedro Feist, garantia que o elevador estava em "perfeitas condições" para funcionar desde que "respeitadas as regras de segurança". A assessora de Pedro Feist fez ainda questão de sublinhar à Lusa que a vistoria concluiu "que não foram respeitados todos os procedimentos de segurança na utilização "do ascensor.

Esse senhor tem que explicar muito bem na próxima reunião pública da Câmara o porquê deste "apoio" à Fundação D. Pedro IV... é uma vergonha!