Wednesday, April 11, 2007

Lisboa: assessores

«PCP contesta entrega de listas de assessores à Polícia Judiciária»

«Lisboa, 11 Abr (Lusa) - O vereador comunista Ruben de Carvalho contestou hoje que Câmara de Lisboa tenha entregue à Polícia Judiciária listas dos assessores dos gabinetes de todas forças políticas sem o conhecimento dos responsáveis desses partidos.
O Correio da Manhã noticiou segunda-feira que Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a contratação de assessores políticos e técnicos para os vereadores e partidos da oposição na Câmara de Lisboa.
Segundo o jornal, estão em causa, suspeitas de eventuais "ilegalidades na contratação do elevado número de assessores, abuso de poder e falsificação de documentos para pagar horas extraordinárias a avençados que nunca puseram os pés na Câmara".
Ruben de Carvalho questionou hoje durante a reunião do executivo municipal o presidente da Câmara sobre a investigação, tendo Carmona Rodrigues informado que a PJ pediu a 19 de Março "uma relação completa das composição dos gabinetes dos vereadores".
Os serviços elaboraram a lista que o presidente remeteu depois para PJ, "sem dar conta a nenhum dos vereadores nem a nenhum dos gabinetes", acrescentou Ruben de Carvalho.
"Não fazemos a mínima ideia do que essa relação diz. Considero este comportamento absolutamente inqualificável", argumentou o autarca comunista.
Ruben de Carvalho sublinhou que, com as competências delegadas pelo presidente da Câmara para gerir o gabinete do PCP, é a pessoa mais indicada para fornecer esse tipo de informações.
"Teria sido elementar", afirmou.
O vereador socialista Dias Bapstista referiu que o PS pediu o acesso à lista fornecida à Polícia Judiciária.
"Pedimos para ter o conhecimento das respostas para confirmar que a informação veiculada foi a correcta", afirmou» (ACL).

No comments: