Sunday, June 03, 2007

Movimento Democrático de Mulheres solidário

Mulheres portuguesas em Solidariedade com a Palestina

Nos próximos dias assinalam-se 40 anos da ocupação da Palestina por Israel, após a “Guerra dos Seis Dias”. O MDM, na sua actividade de solidariedade internacional com as mulheres do mundo, não poderia deixar de assinalar estas 4 décadas de ocupação que têm infligido ao povo palestiniano e às mulheres palestinianas uma das maiores violências e devastadora destruição de um país, pondo em causa a sua sobrevivência.
Assim, e com o objectivo de dar a conhecer a realidade das mulheres e do povo da Palestina, contada na primeira pessoa por uma mulher que vive, trabalha e tem a sua família debaixo da opressão e de desumanas condições morais, económicas, políticas, o MDM promove, em colaboração com a Câmara Municipal de Sines e a Embaixada da Palestina, um encontro de mulheres. (Ontem..., dia 2 de Junho,) no Centro de Artes de Sines (www.centrodeartesdesines.com.pt),
pelas 19 horas, Faiha Abduhadi, Presidente da Liga de Mulheres da Palestina, e Randa Nabulsi, Embaixadora da Palestina em Portugal juntar(am) as suas vozes a todas e a todos os que, em Portugal e no Mundo, reclamam a Liberdade para a Palestina e a Paz para o Médio Oriente.

O MDM também estará presente na Sessão Pública de Intervenção promovida pelo MPPM (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente), no dia 4 de Junho, pelas 21h, na Casa do Alentejo em Lisboa, que contará com a presença de Faiha Abduhadi, José Saramago, Mário Ruivo, Isabel Allegro Magalhães e Silas Cerqueira.

No dia seguinte, 5 de Junho, o MDM integra uma delegação promovida pelo Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC) que se deslocará à Embaixada de Israel para entregar uma carta sobre os 40 anos de ocupação da Palestina. Ainda integrado neste conjunto de iniciativas que pretendem assinalar esta agressora invasão de um país soberano como é a Palestina, há 40 anos, destacamos a deslocação de uma delegação do CPPC a Tel Aviv e a Jerusalém, que realizará um vasto conjunto de encontros e reuniões com organizações sociais e políticas, personalidades e movimentos pacifistas israelitas e palestinianos com vista a conhecer melhor a dramática situação que vive actualmente nestes territórios ocupados.

Pela solidariedade com as mulheres e com um povo ameaçado na sua sobrevivência.
Pelo direito do povo palestino ao seu Estado independente.
Pelo fim da violência e do desastre humanitário no Médio Oriente.
Pelo fim da ocupação dos territórios palestinianos por Israel.


Direcção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres

No comments: