Wednesday, June 13, 2007

Noticiário com interesse para Lisboa

Debates

RTP entrevista todos os candidatos a Lisboa

Os 12 candidatos à Câmara Municipal de Lisboa vão ser entrevistados pela televisão pública. Segundo o Expresso, será José Pinto Coelho, do PNR, o último a falar, no dia 5 de Julho. Gonçalo da Câmara Pereira, do PPM, será o primeiro a ser entrevistado (23 de Junho), seguindo-se Quartin Graça, do Partido da Terra, a 24; Ruben de Carvalho, do PCP, a 25; Fernando Negrão, do PSD, a 26; Manuel Monteiro, do PND, no dia 27; Garcia Pereira, do PCTP/MRPP, a 28; António Costa, do PS, a 29; e Carmona Rodrigues, independente, no dia 30. A 2 de Julho será a vez da independente Helena Roseta; no dia 3, Sá Fernandes, do BE; e no dia 4, Telmo Correia, do CDS.
Quanto ao falado debate com os 12 candidatos, o semanário revela que a direcção da RTP ainda não tomou uma decisão final. A proposta inicial - juntar todos num formato do género do "Prós e Contras" - está longe de ser consensual e tem sido duramente criticada por algumas candidaturas.
http://webjornalismo.blogspot.com/2007/06/rtp-entrevista-todos-os-candidatos.html


Debate na SIC

A SIC fará um debate a sete – entre António Costa, Fernando Negrão, Carmona Rodrigues, Helena Roseta, Ruben de Carvalho, Telmo Correia e José Sá Fernandes – no próximo dia 19. Quanto à TVI, ainda não tem decisões tomadas quanto à cobertura da campanha para Lisboa.
http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=398909

Saldanha Sanches
Relações entre poder local e Ministério Público
Municípios vão processar Saldanha Sanches por "declarações caluniosas"
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) vai processar o fiscalista Saldanha Sanches por "declarações caluniosas" sobre as relações entre o poder local e o Ministério Público.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296569

Candidatos

Carmona
O candidato independente à Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, joga hoje com a camisola número 10 na equipa dos motoristas da presidência da Câmara de Lisboa, no relvado principal do Estádio da Luz contra velhas glórias do Sport Lisboa e Benfica.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=246186&idselect=90&idCanal=90&p=200
São assim tantos os motoristas da Presidência?

Sá F
CML: Sá Fernandes quer 40 M € para recuperar bairros degradados
O candidato do Bloco de Esquerda a presidente da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, exigiu hoje que o próximo executivo invista cerca de 40 milhões de euros na reabilitação dos bairros camarários da cidade.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=280679

Negrão
Roseta ouviu queixas de feirantes / associação
http://jn.sapo.pt/2007/06/13/pais/helena_roseta_ouviu_queixas_feirante.html

Helena Roseta, candidata independente à Câmara de Lisboa
“Tenho condições únicas para liderar um plano de emergência para Lisboa”
http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=398938
Lisboa: Feirantes pedem feira anual no Parque das Nações
A Associação de Feirantes do Distrito de Lisboa reuniu-se hoje com a candidata à câmara municipal de capital Helena Roseta e pediu que possa organizar uma feira anual num local como o Parque das Nações.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=280667

Helena Roseta, candidata independente à Câmara de Lisboa
“Tenho condições únicas para liderar um plano de emergência para Lisboa”
Participação e reabilitação são a sua “marca distintiva”. Entende que a solução para a cidade consiste em concentrar esforços em pequenas actuações, fechar os dossiês que estão em aberto, estabelecer regras de transparência, motivas os funcionários e “arrumar a casa”.
http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=398938

12 de Junho - Dia Internacional contra o Trabalho Infantil
Lisboa tem de proteger e defender os direitos das crianças
Por ocasião do Dia Internacional contra o Trabalho Infantil, a candidatura Cidadãos por Lisboa emitiu o seguinte comunicado:
A abolição efectiva do trabalho infantil é um dos mais urgentes desafios do nosso século. Para combater a desigualdade, a marginalidade, a exclusão social e a delinquência juvenil, é obrigação da Câmara Municipal de Lisboa fomentar e dinamizar serviços e instituições inseridas em programas para a prevenção e eliminação da exploração do trabalho infantil.
http://www.cidadaosporlisboa.org/
Telmo
Telmo Correia quer candidatos a defender "Portela mais um"
O candidato do CDS-PP quer que os candidatos à Câmara Municipal de Lisboa apoiem a manutenção da Portela junto com outro aeroporto. Telmo Correia diz mesmo que a autarquia deve realizar um estudo neste sentido se o Governo não o quiser fazer.
http://tsf.sapo.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF181217

Portela / NAER

Ota
Dezoito caixas de documentos
Parlamento já recebeu estudos antigos sobre o novo aeroporto para Lisboa
O Governo entregou hoje ao Parlamento 250 volumes de estudos antigos sobre a construção de um novo aeroporto na região de Lisboa, cumprindo o pedido feito pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
A Assembleia da República já tinha em sua posse 48 CD com estudos sobre o novo aeroporto, mas faltava disponibilizar estudos mais antigos, que ainda não estavam digitalizados.
O Governo entregou 18 caixas de documentos, com todos os estudos em papel — os mais recentes e os mais antigos —, totalizando 40 mil folhas, que pesam 200 quilos.
De fora desta lista ficou o estudo divulgado a 11 de Junho pelo presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, Francisco Van Zeller, que defende a opção de Alcochete. No entanto, esse estudo também já se encontra na posse de Jaime Gama, que o recebeu ontem da mão de Francisco Van Zeller.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296559&idCanal=10
(…) o Governo recuou sem perder a credibilidade e sem comprometer uma qualquer decisão política final.
Sócrates ganhou espaço de manobra e ainda arrecadou duas significativas vantagens políticas colaterais. Em jeito de brinde para António Costa, o tema da desactivação da Portela como arma de arremesso eleitoral já não levanta voo, por mais que o candidato Telmo Correia esbraceje em sentido contrário. E ainda cala a polémica Ota durante a presidência da União Europeia.
http://dn.sapo.pt/2007/06/13/editorial/um_passo_atras_anuncia_dois_a_frente.html

Aeroporto em Alcochete reabre discussão sobre travessia do Tejo
A eventual alteração da localização do novo aeroporto internacional de Lisboa em Alcochete está a relançar a discussão sobre a localização da Terceira Travessia do Tejo (TTT), que Francisco Van Zeller, presidente da CIP, disse ontem ser desnecessária caso se desista da opção Ota.
http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=297484

O recuo do Governo na localização do novo aeroporto internacional de Lisboa vai obrigar a Força Aérea a realizar novos estudos. Se com a Ota aquele ramo das Forças Armadas teria de arranjar novas instalações para o centro de formação, desta vez, com a nova opção, terá de deslocar o Campo de Tiro de Alcochete. Mas a escolha de um novo local promete não ser fácil.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=246202&idselect=90&idCanal=90&p=200

Telmo quer Câmara a estudar Portela+1
http://jn.sapo.pt/2007/06/13/pais/telmo_quer_camara_a_estudar_portela1.html

A Comissão Europeia tem uma posição de «neutralidade» em relação à localização do novo aeroporto mas admite que se o projecto for numa região mais pobre, como é o caso da margem Sul, poderá receber mais apoios do FEDER, escreve a Lusa.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=820275&div_id=291
e
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/1004994.html

IPO

O presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia (IPO), Ricardo da Luz, defendeu ontem a necessidade de novas instalações, considerando que as existentes estão "desadequadas" ao serviço actualmente prestado. http://jn.sapo.pt/2007/06/13/pais/instalacoes_ipo_estao_desadequadas.html

Director considera IPO de Lisboa desactualizado
O director do Instituto Português de Oncologia defende a necessidade de novas instalações, considerando que as existentes estão «desadequadas» ao serviço prestado actualmente.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=39265

No comments: