Tuesday, March 27, 2007

Lisboa e… ou Lisboa desaparece?

Ainda o aeroporto
PCP contra privatização da ANA

Lusa, lida no ‘Público’on line: «Aliada à construção do novo aeroporto internacional de Lisboa / Ota: PCP diz que privatização da ANA será "negócio desastroso" para o Estado / O secretário-geral do PCP criticou hoje a intenção do Governo de aliar a privatização da ANA à construção do novo aeroporto internacional de Lisboa, considerando que se trata de um "negócio desastroso" para o Estado.
"Será um excelente negócio para os privados, mas um negócio desastroso para o Estado", disse o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, no final de uma sessão organizada pelo partido sobre o sector público dos transportes».
O novo aeroporto da Ota que o Governo quer e vai fazer – ao que tudo indica –, terá «impacto reduzido no Orçamento do Estado», segundo o ministro das Finanças, citado pelo ‘DD’. Só se esquece é contabilizar o que o Estado deixa de receber por dar benesses aos privados que ali querem investir: não há almoços grátis: ninguém oferece nada ao Estado, meninos: então esses!
Por outra parte, leio no mesmo ‘DD’ que o «Centro de instrução da Força Aérea deixa Ota em 2010 / O centro de instrução da Força Aérea Portuguesa (FAP) vai deixar a Ota dentro de três anos, em 2010, ano em que está previsto o início das obras do novo aeroporto, e passar para a base de Ovar.
Um porta-voz da FAP disse à Agência Lusa que a decisão de transferir as instalações do Centro de Formação Militar e Técnica para Ovar foi tomada, no início do mês, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Luís Araújo».
Mário Lino, entretanto, garantiu que a partir de Julho lança o concurso para o novo aeroporto. Lê-se no ‘Público’ on line.

No comments: