Wednesday, June 07, 2006

Os mistérios de Lisboa

Mistérios

Por João Paulo Guerra, in
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diario_economico/opinion/columnistas/joao_paulo_guerra/pt/desarrollo/656712.html
Lisboa tem vindo a transformar-se numa cidade de mistérios.
Fechou o Túnel do Rossio, em Outubro de 2004, com promessa de voltar a abrir por volta de 30 de Junho de 2006. Estamos lá perto e nada. O que se julga saber ou se sabe, porque foi oficialmente desmentido, é apenas o que não aconteceu: que não houve qualquer relação entre o encerramento do Túnel do Rossio e as obras do seu congénere do Marquês.
O Túnel do Marquês já deixou de ter data marcada para a inauguração, prevista para Março de 2006, desde que, em Abril passado, as obras que passam a 50 centímetros da Linha Amarela pararam para dar lugar ao reforço do túnel do Metro que transita na própria Praça do Marquês de Pombal e que apresentava fissuras. Entretanto, o elevador da Glória está parado, por seis meses, à espera da consolidação do Túnel do Rossio. E ainda bem que parou pois, segundo o DN, os cabos que puxam os elevadores estavam a dar as últimas.
No sábado passado, sem mais nem menos, começou a arder uma conduta de gás localizada no perímetro dos estaleiros das obras da estação de Metro do Saldanha. Mas as responsabilidades não cabem nem ao Metro nem à Lisboa Gás, segundo as respectivas administrações. Tal como em Abril, no mesmo troço, o Metro tinha metido água, desta vez ardeu e agora é esperar pelo rigoroso inquérito em curso. Em Março, o Metro parou entre Sete Rios e a Praça de Espanha e os 400 passageiros, segundo o Correio da Manhã, foram evacuados “às escondidas”. Nova evacuação, de 600 passageiros, entre o Marquês e as Picoas, em Abril.
Perante este cenário de acontecimentos e de mistérios, o que resta aos lisboetas? Encomendarem-se à protecção de S. Vicente e esperarem que não aconteça nada. Aliás, em geral, nunca acontece nada ou, pelo menos, o que acontece é outra coisa.


Já agora, os comentários que já constam do mesmo site:

vg
Em Lisboa,o "tunel" não tem luz ao fundo.Mas, é novidade?...

Napoleão
João: Não desanime. Lisboa, cidade capital, só tem tido bons presidentes. Não duvido que o túnel do Marquês, quando um dia ficar concluído, vai ter uma festa de arromba com foguetes, discursos e placas comemorativas. Esperemos pelas grandes melhorias no tráfego. O túnel do Rossio está quase concluído. Quase! Depois destas 2 experiências certamente iremos para o top ten dos fazedores de túneis. Uma coisa vos garanto. Posso vir a vender o meu cavalo branco e, passar a caminhar pela minha querida Lisboa. Mas da minha Josefina é que não abro mão. Vou mesmo começar a preparar a sua pré-candidatura à Câmara de Lisboa. Já só confio nas Mulheres. E acho que faço bem!

No comments: