Wednesday, June 07, 2006

Lumiar: Resultado da visita da CDU no fim-de-semana passado

Eis a Nota referida:

Resultado da visita do fim-de-semana passado
A CDU com as populações do Lumiar
Uma delegação da CDU da cidade de Lisboa, constituída entre outros pelo vereador Manuel Figueiredo e pelos deputados municipais Modesto Navarro, Sobreda Antunes e Carlos Silva Santos (estes dois últimos igualmente membros da Assembleia de Freguesia do Lumiar) efectuou uma visita a uma área crítica da Freguesia do Lumiar constituída pelo Bairro da Cruz Vermelha, pela Rua Pedro de Queirós Pereira e parte da Alta do Lumiar.
Em contacto directo com os eleitos CDU as populações apresentaram os seus motivos de queixa pelo abandono e incumprimento de promessas, tantas vezes repetidas, pelos governantes e actuais autarcas no poder, e mostraram de forma clara e objectiva os graves problemas existentes.
No Bairro da Cruz Vermelha a visita iniciou-se com um encontro informal na Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha, onde pudemos constatar o elevado empenho e participação cívica dos moradores conquanto que tal actividade não seja correspondida pelo apoio do actual executivo da Junta de Freguesia PSD/CDS.
A necessidade de mais espaço para aprofundar o trabalho valioso desta colectividade justifica que apoiemos a pretensão de cedência de mais espaço (UMA LOJA DEVOLUTA) De acordo com o programa eleitoral da CDU iremos propor a elaboração pela Assembleia de Freguesia de um Regulamento de apoio às colectividades da freguesia com critérios transparentes e de rigor que favoreça a actividade real e o seu impacto na comunidade e além disso garanta não só a prestação de contas como o planeamento e a continuidade da acção.
O Bairro da Cruz Vermelha continua com acessos difíceis e muito mal cuidados. A generalidade das ruas tem uma higiene deficiente e com espaços mal cuidados em particular a Rua Maria Margarida que parece abandonada. O equipamento urbano é escasso e está mal cuidado. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia têm de ser responsabilizadas.
O espaço comum junto ao Clube Desportivo é já um matagal, pelo que, tem razão de ser, voltar a insistir na construção de um espaço ajardinado e um polidesportivo com bancada, aproveitando o declive do terreno.

Propostas vão ser apresentadas
pela CDU nos órgãos de poder local

Para aliar uma conectividade múltipla do bairro com saídas e entradas fáceis propõe-se:
* Rua Pedro de Queirós Pereira - jardins abandonados, casas sem intervenção há dezenas de anos, acessos difíceis; marginalização urbanística; é preciso projecto de fundo com salvaguarda dos interesses dos moradores. Avançar com a gesta dos condomínios.
* Alta do Lumiar - melhorar a manutenção dos espaços verdes e dos parques infantis reparar urgentemente as placas partidas dos prédios, em particular junto aos parque infantis (Alameda da Música) devido ao grave perigo de acidente. Promover e apoiar a dinamização social.
* No conjunto dos três aglomerados, dar outra visibilidade e presença à esquadra da PSP.
* Pôr a Biblioteca Maria Keil a funcionar. Construir o ATL na Zona central.
* Construir novas zonas ajardinadas e garantir a sua manutenção, se possível, com a cooperação dos moradores.

A CDU compromete-se a apresentar estas soluções
nos órgãos de poder local em que tem assento,
quer do Município quer da Freguesia.

No comments: