Thursday, June 22, 2006

Joana Haderer / Lusa escreveu agora mesmo:

«Lisboa: CDU acha "inconcebível" projecto de ampliação do terminal contentores

Lisboa, 22 Jun (Lusa) - «O vereador comunista da autarquia lisboeta Ruben de Carvalho considerou hoje "absolutamente inconcebível" a intenção da Administração do Porto de Lisboa de ampliar o terminal de contentores, lamentando a falta de poder da Câmara sobre o projecto.
"É absolutamente inconcebível", afirmou hoje à agência Lusa o vereador da CDU, que considerou que o projecto vai criar "uma muralha" junto ao rio.
O prolongamento do terminal de Alcântara até Santos, através da construção de um aterro no rio, e o aumento dos actuais 350 mil para um milhão de contentores anuais é um dos projectos incluídos no plano estratégico para a zona ribeirinha, apresentado quarta-feira pela Administração do Porto de Lisboa (APL).
Uma vez que a frente ribeirinha se encontra em domínio público portuário, os projectos da APL, tutelada pelo Governo, não têm de ser licenciados pela Câmara Municipal, existindo apenas a obrigação de aquela entidade informar a autarquia.
A situação é criticada pela CDU.
"Pela enésima vez, ocorre esta situação de uma entidade que governa majestaticamente e tem capacidade para intervir em coisas absolutamente definitivas para a cidade, sem ter de dar satisfações a ninguém. É uma coisa que não se admite", sublinhou Ruben de Carvalho, que defende uma alteração da legislação nesta matéria.
"Se a APL se preocupasse em melhorar os problemas técnicos e burocráticos da movimentação dos contentores, poderia quebrar a capacidade no espaço actual, sem ter necessidade de alargar o contentor", frisou o vereador comunista.
Para Ruben de Carvalho, o aumento da capacidade para contentores vai ter efeitos na circulação naquela zona da cidade, já que as cargas têm de ser escoadas por camiões ou por comboio, "complicando a ligação entre Alcântara-Mar e Alcântara-Terra", que se faz através da Avenida de Ceuta.
"A APL toma decisões, mas quando chegar a altura de tirar de lá os contentores vai falar com a Câmara de Lisboa por causa das acessibilidades", referiu.
Os vereadores da CDU vão pedir "urgentemente" o conhecimento do projecto da APL, que quarta-feira também mereceu fortes críticas do presidente da autarquia lisboeta, Carmona Rodrigues (PSD).»

Visita a várias freguesias da Cidade

«Ruben de Carvalho falava à Lusa à margem de um encontro com a população das freguesias de São Sebastião da Pedreira, Campo Grande, Alvalade, São João de Brito e São João de Deus, destinado a debater a questão das rendas.
"Esta zona - das Avenidas Novas - é curiosa, porque parece homogénea, mas na realidade é muito heterogénea", disse Ruben de Carvalho, frisando que se observa um envelhecimento da população, muitas vezes dependente de reformas "que se degradam cada vez mais", com o consequente agravamento das condições económicas.
Para o vereador, "é uma das zonas onde a lei das rendas pode vir a criar problemas".
Uma das reivindicações do PCP para esta zona é a reabertura da esquadra do Arco do Cego, "que foi fechada há anos e nunca mais reabriu por falta de instalações".»

1 comment:

Anonymous said...

A joaninha é tão porreira, não é?!?!