Friday, October 27, 2006

Pode confirmar neste link:
http://jn.sapo.pt/2006/10/27/sul/paula_cruz_reage_a_calunia.html

Paula da Cruz reage a "calúnia"

A presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) e líder da distrital de Lisboa do PSD, Paula Teixeira da Cruz, disse ontem, ao JN, que vai "responder no sítio próprio" à "calúnia" de que foi vítima, anteontem , por parte da vereadora do CDS/PP na Câmara Municipal de Lisboa (CML), Maria José Nogueira Pinto, relativamente a um episódio que se viveu na última reunião da AML. Durante a reunião pública do executivo camarário, Nogueira Pinto - que assumiu um acordo pós-eleitoral com o executivo PSD - acusou Paula Teixeira da Cruz de ter "oferecido os seus préstimos como advogada" a um grupo de moradores da Avenida Paulo VI, em Marvila, no que a vereadora da Habitação considerou ser uma "falta de respeito pelas competências dos vereadores".

Paula Teixeira da Cruz desmente que alguma vez tenha feito isso e explica que se limitou a ouvir as queixas dos moradores, que a abordaram à chegada à AML, encaminhando-os depois para uma assessora da vereadora. "É uma acusação gravíssima, que não pode ser feita de ânimo leve", disse, explicando que responderá "pessoal e politicamente" a esta "calúnia". Paula Teixeira Pinto escusou-se a explicar se pretende agir judicialmente contra a vereadora do CDS-PP, alegando que irá primeiro informá-la do que pretende fazer. "Ao contrário da senhora vereadora, eu não faço processos de intenções", disse, visivelmente incomodada com a situação. "Vou defender-me, ponto por ponto, daquilo que ouvi", disse, adiantando ter pedido, ontem, o registo magnético da reunião.

Além disso, deixou um aviso "A senhora vereadora não me condiciona no entendimento político que eu tenho de coligações", disse, lembrando que tem uma "posição de princípio" contra alianças entre PSD e CDS-PP.

Anteontem, alguns vereadores do PSD envolveram-se numa azeda troca de palavras com Nogueira Pinto após as declarações da vereadora visando Teixeira da Cruz. A crispação só acabou com a intervenção do presidente da CML, Carmona Rodrigues.
Gina Pereira


Outro link:
http://jn.sapo.pt/2006/10/26/sul/estalou_o_verniz_seio_maioria.html

Estalou o verniz no seio da maioria
Nogueira Pinto "A senhora presidente da AML não manda em mim!"

Gina Pereira

Está aberta a cisão no seio da maioria PSD/CDS-PP que governa a Câmara Municipal de Lisboa (CML) ontem, na reunião pública do executivo, viveram-se momentos de grande crispação entre a vereadora do CDS-PP Maria José Nogueira Pinto e alguns eleitos do PSD, que só terminaram com o ímpeto apaziguador do presidente da câmara, Carmona Rodrigues. Nogueira Pinto insurgiu-se, de forma contundente, contra a actuação da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Paula Teixeira da Cruz, o que não foi bem visto por vários vereadores do PSD.

Em causa está um episódio registado na última reunião da AML, anteontem, envolvendo um grupo de moradores de uma cooperativa de habitação situada na Avenida Paulo VI, em Marvila, cujo processo está a ser acompanhado pelo gabinete de Nogueira Pinto. Segundo a vereadora, que não esteve presente na reunião, a presidente da AML terá, nos corredores, "animado a manifestação populista dos moradores" e, inclusive, "oferecido os seus préstimos como advogada".

Com esta atitude, Nogueira Pinto considera que Teixeira da Cruz - que é presidente da distrital de Lisboa do PSD - "deixou a AML muitíssimo mal colocada". "Está em causa uma questão de separação de poderes e de respeito pelas competências da câmara", disse, reforçando "A senhora presidente não manda em mim". "A obrigação dela é assegurar o correcto funcionamento daquela instituição, em respeito estrito pelas competências da Câmara e a mais elementar correcção em relação aos vereadores eleitos, que é o que eu sou", defendeu.

A resposta não tardou. Marina Ferreira, do PSD, considerou "excessiva a forma e o local" como Nogueira Pinto levantou a questão. "Isto é gravíssimo", disse, negando que Teixeira da Cruz tenha oferecido os seus serviços jurídicos aos moradores. Incomodado, Sérgio Lipari Pinto acusou Nogueira Pinto de estar a proporcionar um "episódio deselegante e inoportuno". Mas Carmona travou-o "Esse assunto não é para colocar aqui. Já se falou demasiado dele", disse o presidente da CML, esforçando-se por dar a questão por encerrada. Carmona não conseguiu, contudo, apagar o "desconforto" que se gerou entre alguns vereadores do PSD, designadamente António Prôa.

Ouvida pela Lusa, Paula Teixeira da Cruz explicou que o apoio que manifestou aos munícipes foi numa reunião anterior da AML, em que lhes garantiu "solidariedade pessoal, institucional e política" e oferecendo-se para "testemunhar o que for preciso para efeitos judiciais". "Nunca abdicarei de ouvir os munícipes", afirmou.

No comments: