Sunday, May 28, 2006

Lisboa: ai, Cultura!

Da Lusa, citado no Olissipo:

BIBLIOTECA MUNICIPAL PARA BENFICA
«Um grupo de cidadãos de Benfica, em Lisboa, pretende criar, dentro de três anos, uma biblioteca municipal, um equipamento que c onsideram essencial naquela freguesia, com cerca de 42 mil habitantes, um quarto dos quais reformados. A inexistência de uma biblioteca municipal numa das maiores freguesias de Lisboa é "uma falha lamentável", na opinião de Eduardo Marques, vogal do PCP na Junta de Freguesia e médico no centro de saúde de Benfica.
"Como médico, o meu papel é preocupar-me com a qualidade de vida das pessoas", afirmou à Lusa Eduardo Marques, que adianta que, através do seu contacto com a população de Benfica no centro de saúde, percebe que "as pessoas sentem f alta" de um equipamento desse tipo.Benfica tem "colectividades desportivas e de recreio, mas não com fins culturais", existindo apenas um auditório na freguesia, adiantou o médico.
"Não há um espaço de encontro e onde possa haver uma dinamização cultural", lamentou.
O grupo de cidadãos, que iniciou há cerca de um mês reuniões para preparar um projecto para a biblioteca, integra representantes da Escola Secundária José Gomes Ferreira, da Escola Superior de Comunicação Social, da Liga para a Pro tecção da Natureza e da Sempre-Bem-Associação para a Promoção do Bem-Estar, al ém de cidadãos individuais, como arquitectos, gestores de empresas e animadores sócio culturais.
O objectivo, explicou Eduardo Marques, é criar um movimento cívico para a criação de uma biblioteca municipal, um projecto que deve ser "participado pelos cidadãos". O grupo de cidadãos já apontou uma futura localização para a biblioteca: um edifício no Bairro de Santa Cruz, que começou a ser construído para acolher um lar de idosos, mas o projecto nunca chegou a funcionar naquele local e o prédio está abandonado há vários anos.
Sobre as valências a instalar na biblioteca, o grupo ainda está a estudar propostas, como a criação de um centro de documentação sobre a freguesia, a c onstituição de uma biblioteca digital e um acervo dedicado à ecologia, ao bem-es tar e participação, com o pressuposto de promover a aprendizagem ao longo da vida.
A dinamização de grupos empreendedores de cidadania activa e de reflexão a partir das escolas da freguesia e criação de práticas em torno do bem-estar são outros objectivos que os cidadãos pretendem desenvolver em Benfica. "Temos nas mãos um poder de cidadania activa que não é habitualmente as sumido. Espero que seja este projecto seja o pai de muitos movimentos", afirmou à Lusa Álvaro Cidrais, da Sempre Bem.
Para Manuel Esperança, presidente do conselho executivo da Secundária José Gomes Ferreira, que reúne 980 alunos do 7º ao 12º anos de escolaridade, "Ben fica não tem uma biblioteca que possa dar resposta à comunidade". O professor acredita ser "extremamente importante que haja nesta freguesia uma biblioteca pública" e defende que o equipamento deverá ter diversas actividades para cativar os mais jovens. Os cidadãos têm já agendada para dia 22 de Junho uma visita à bibliotec a municipal Orlando Ribeiro, para conhecer um "bom modelo" deste tipo de equipamentos.»

2 comments:

Anonymous said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anonymous said...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»