Tuesday, May 30, 2006

Deputados do PCP visitam a CRIL

Eis a Nota do PCP sobre esta matéria:

Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro
Deputados do PCP visitam a CRIL
(“IC17 – CRIL Sublanço Buraca / Pontinha”)

Dia 2 de Junho, sexta-feira, das 18 às 19.45 horas
Ponto de encontro: local e hora
Av. Alves Redol junto ao Prédio Verde N.º 2, às 18 horas
Local e hora da Conferência de Imprensa
Junta de Freguesia de Alfornelos, às 19 horas.

O PCP tem repetido desde há anos que considera fundamental que seja concluída a obra da CRIL, designadamente o troço designado como (“IC17 – CRIL Sublanço Buraca / Pontinha”).
Mas, em nosso entender, têm de ser acautelados os interesses dos moradores. De facto, a manter-se o actual enquadramento, o PCP sempre denunciou, como extremamente gravosos para toda a população residente, os impactes previstos que derivam da implementação do projecto do IEP, relativo ao citado “IC17 – CRIL Sublanço Buraca-Pontinha”. Tais impactes lesam as populações locais, em termos do seu natural direito à saúde e à qualidade de vida.
Quer no Parlamento Europeu quer na Assembleia da República e nos órgãos autárquicos, designadamente na Câmara e na Assembleia Municipal da Amadora, os deputados e os eleitos do PCP têm deixado claras as suas posições em defesa dos direitos das populações afectadas, designadamente em matérias como o ruído e outros aspectos, designadamente os «altíssimos níveis de impactos ambientais negativos para as populações de Alfornelos, Venda Nova e Damaia no concelho da Amadora».
O PCP tem sempre condenado que «a conclusão da CRIL tenha sido sucessivamente adiada, primeiro por erradas opções políticas e orçamentais, e mais recentemente, pela dificuldade em concretizar um projecto para a sua construção», com o se refere num dos requerimentos parlamentares enviado ao Governo.
Por outra parte, as Associações e Comissões de Moradores das zonas previstas de atravessamento do supracitado empreendimento não se têm poupado a esforços. Pelo contrário, têm feito todos os esforços e «tomaram a iniciativa de apresentar esta matéria, nas instâncias europeias», tendo chegado a propor uma implantação alternativa deste Sublanço.
Estas e outras questões devem, naturalmente, ser tidas em conta na análise técnica necessária e urgente. E a tempo de a discussão pública ter a máxima participação, antes da adjudicação da obra.

Interesses imobiliários

O PCP defende, antes de mais, que os direitos essenciais dos moradores, a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos não são negociáveis.
Mais: o PCP não aceita que os mesmos possam não ser defendidos na sua plenitude por todos os órgãos eleitos, assim como por todos os partidos legalmente constituídos.
A solução para tais problemas está ao alcance dos órgãos de poder, pois passa pelo Estado e em estreita colaboração com as Autarquias.
O PCP e a CDU não aceitam que eventuais interesses imobiliários conexos se possam sobrepor aos interesses da população residente.

Visita parlamentar

É neste quadro de luta e de sintonia com os direitos e as posições dos próprios moradores, que decorre a próxima iniciativa do PCP relacionada com a CRIL.
Assim, no próximo dia 2 de Junho, os deputados do PCP Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro, acompanhados do Vereador da CDU na Câmara da Amadora, João Bernardino, acompanhados de associações de moradores e comissões de Moradores locais, visitam o percurso da CRIL na zona da Amadora.
O percurso, abaixo descrito, durará cerca de 40 minutos, findos os quais se realiza uma Conferência de Imprensa, pelas 19 horas, na sala da Assembleia de Freguesia, sede da Junta de Freguesia de Alfornelos / Concelho da Amadora, Rua dos Capitães de Abril, 23-A, Alfornelos (telef. 21 476 73 50).

PERCURSO e HORÁRIOS

18 horas: ponto de encontro na Av. Alves Redol junto ao Prédio Verde N.º 2
Paragens: Portas de Benfica; Falagueira / Quinta do Estado; Feira da Brandoa; Azinhaga dos Besouros; saída da CRIL.
19 horas: Fim do percurso e local da Conferência de Imprensa: Sala da Assembleia de Freguesia da Alfornelos, na Sede da Junta de Freguesia local.
Fim da iniciativa
19.45 horas.

No comments: