Sra. Câmara de Lisboa
Abra lá o túnel dos peões (no Rego) antes que alguém lá morra…
Manuel João Ramos, presidente da Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados foi alertado para os perigos dos peões no túnel do Rego e por isso escreveu a Carmona Rodrigues. Teve a amabilidade de me dar conhecimento e eu aproveito para reforçar o pedido. Diz assim: «O túnel do Rego, um desnivelamento da via que permite a ligação entre a Rua da Beneficência (lado Sul – Hospital Curry Cabral) e a Rua Sousa Lopes (Centro Comercial Gemini e Av. Álvaro Pais), sob a linha ferroviária, foi construído na sequência de petições da população do Bairro do Rego, com a promessa de que iria permitir o trânsito pedonal entre o Bairro e as Avenidas Novas.
Foi inaugurado em finais de 2005, mas apenas na sua componente rodoviária, tendo o túnel para peões ficado encerrado, apesar de construído».
Queixas e solução
Diversas queixas têm chegado à ACA-M, indicando que o túnel rodoviário é utilizado por peões, que o atravessam pela faixa de rodagem, junto às colunas de suporte centrais (o túnel rodoviário não inclui, naturalmente, zona de passeio).
Dado que o túnel tem uma configuração ziguezagueante e é por isso de fraca visibilidade, os peões são apenas visíveis pelos condutores a menos de 20 metros, o que significa um risco grave de atropelamento ou despiste».
A ACA-M requereu oficialmente «que o túnel pedonal do Rego seja aberto urgentemente, e que sejam desde já introduzidas medidas provisórias de prevenção do risco de atravessamento do túnel rodoviário por peões».
Abra lá o túnel dos peões (no Rego) antes que alguém lá morra…
Manuel João Ramos, presidente da Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados foi alertado para os perigos dos peões no túnel do Rego e por isso escreveu a Carmona Rodrigues. Teve a amabilidade de me dar conhecimento e eu aproveito para reforçar o pedido. Diz assim: «O túnel do Rego, um desnivelamento da via que permite a ligação entre a Rua da Beneficência (lado Sul – Hospital Curry Cabral) e a Rua Sousa Lopes (Centro Comercial Gemini e Av. Álvaro Pais), sob a linha ferroviária, foi construído na sequência de petições da população do Bairro do Rego, com a promessa de que iria permitir o trânsito pedonal entre o Bairro e as Avenidas Novas.
Foi inaugurado em finais de 2005, mas apenas na sua componente rodoviária, tendo o túnel para peões ficado encerrado, apesar de construído».
Queixas e solução
Diversas queixas têm chegado à ACA-M, indicando que o túnel rodoviário é utilizado por peões, que o atravessam pela faixa de rodagem, junto às colunas de suporte centrais (o túnel rodoviário não inclui, naturalmente, zona de passeio).
Dado que o túnel tem uma configuração ziguezagueante e é por isso de fraca visibilidade, os peões são apenas visíveis pelos condutores a menos de 20 metros, o que significa um risco grave de atropelamento ou despiste».
A ACA-M requereu oficialmente «que o túnel pedonal do Rego seja aberto urgentemente, e que sejam desde já introduzidas medidas provisórias de prevenção do risco de atravessamento do túnel rodoviário por peões».
Foto: ACA-M
1 comment:
O túnel do Rego é como quase tudo no Bairro. Aliás até tem pouco movimento, nem sei se era um investimento que se justificasse pelo menos enquanto não tiver passagem para peões e talvez outros equipamentos de que se fala de vez e, quando aí pelos cafés do bairro. Mesmo assim só serve a população de peões da parte alta do bairro, que já tinha um acesso razoável à Av. 5 de Outubro, os outros habitantes da parte de baixo passam pelos famigerados elevadores porque o tunel implica uma caminhada considerável. Já agora vejam a sinalização de transito, que ninguém vê porque está colada à parede do túnel. Na rotunda onde desagua o túnel (junto ao CC Gemini) há uma placa que indica que o hospital está do outro lado do túnel mas a entrada para as urgências não é por esse lado e à noite e aos fins-de-semana essa entrada está fechada sendo muito difícil encontrar de novo o caminho sobretudo para quem não conhece a zona (é quase impossível saindo do túnel entrar na Av. de Berna e descobrir onde raio se encontra a urgência do Curry Cabral - por esse lado nem há placas de sinalização - além de que por questões de ordenamento do trânsito há que dar umas voltinhas que são só para quem sabe). O único autocarro que "serve" o bairro (o 31) ia de Moscavide para os Restauradores passou a ir para a Praça de Espanha e já este ano para mais perto do Corte Inglés. Sair do bairro, sobretudo para quem não tem carro (e uma grande parte da população é idosa e tem poucos recursos económicos) é uma tragédia. Os elevadores sobre a linha do combóio estão constantemente avariados. Quem quiser que venha ver os idosos e as mães com bebés e carrinhos a subir as escadas quando os elevadores estão avariados. Os elevadores fecham cedo o que impede deficientes e pessoas idosas de passarem para a zona da Avenida de Berna se, por exemplo (Oh, horror dos horrores) resolverem ir ao cinema, ao teatro ou jantar ou sair onde lhes apetecer à noite.
E. afinal que raio vai acontecer ao mercado e à zona envolvente? Onde é que se podem ver os planos sem ser naqueles lindos mapas do PDM no site da CML que parece que foram feitos para especialistas e estão perfeitos mas que para o cidadão comum não qurem dizer absolutamente nada.
M. M. Ferreira
Post a Comment