Monday, September 15, 2008

Esta senhora tem problemas de bipolaridade? Ou sou eu que não sei ler?


Vejam a diversidade de opiniões em dois dias...

1.
Na sexta-feira, a ministra da Educação afirmou, em Gaia, que poderá ser desnecessário alargar a escolaridade obrigatória para 12 anos, como estava previsto no programa do Governo.

"Se as condições forem tão boas, se a resposta das escolas for tão boa como está a ser, provavelmente nem será necessário tornar obrigatório o 12º ano", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, à margem da comemoração do "Dia do Diploma", na escola secundária Almeida Garrett, em Gaia.
Isto foi na SIC

2.
A escolaridade obrigatória vai ser alargada para 12 anos em 2009, de acordo com o anúncio feito esta quarta-feira pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e segundo o que estava previsto no programa de Governo.«Estamos a criar condições para que, dentro de dois anos, todos os jovens permaneçam na escola até aos 18 anos, prolongando o ensino obrigatório até ao 12º ano», referiu a ministra, segundo avança a Lusa, citada pelo site da RTP.

Maria de Lurdes Rodrigues disse que «há em Portugal 500 mil jovens que não concluíram a escolaridade obrigatória ou que não terminaram o secundário», reafirmando a necessidade de alargar o período de escolaridade obrigatória, para combater o abandono escolar.

Isto foi no Portugal Mail


3.
Novas Fronteiras sobre Educação / Tornar o 12º ano obrigatório agora "seria um erro"
A ministra da Educação diz que "seria um erro" tornar o 12º ano obrigatório agora e que o Governo nunca fez tal promessa. No final da legislatura far-se-á o balanço. "Vamos ver", disse Maria de Lurdes Rodrigues.
Carla Tomás
9:00 Domingo, 14 de Set de 2008
Maria de Lurdes Rodrigues referiu que "há muitos jovens que tiram o 9º ano e vão trabalhar para enfrentarem as dificuldades das famílias"
Neste momento tornar obrigatório o 12º ano "seria um erro, prejudicaria as famílias, os alunos, e não se conseguiria concretizar", afirmou a ministra da Educação em declarações ao Expresso. À margem do fórum Novas Fronteiras sobre Educação, Maria de Lurdes Rodrigues referiu que "há muitos jovens que tiram o 9º ano e vão trabalhar para enfrentarem as dificuldades das famílias". Por isso, considera que não faz sentido a obrigatoriedade administrativa de manter os jovens até aos 18 anos na escola, sem as condições sociais adequadas: "O país deve primeiro preparar o sistema de ensino e preparar as famílias e fazer o alargamento da acção social". Só depois, "se verificarmos que ainda assim é necessário, é que o faremos". "Vamos ver", daqui a um ano, acrescentou.
E isto foi no Expresso

No comments: