Thursday, September 04, 2008

Cinco cubanos



«No dia 12 de Setembro, cumprem-se 10 anos sobre a injusta prisão de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, António Guerrero, Fernando González e René González, Cinco patriotas cubanos, encarcerados nos EUA sob a acusação de "conspiração para cometer espionagem".
Num clima de grande hostilidade e total parcialidade, foi ensaiado um julgamento que os condenou a penas de tal ordem desproporcionadas e vergonhosas, que ele mesmo se denunciou como um julgamento político contra Cuba e o seu povo.

Apesar de as actividades dos Cinco não terem posto em risco a segurança dos E.U.A., continuam presos fruto a um processo "judicial" pleno de ilegalidades, a aguardar novo julgamento em Miami e sem direito à visita de familiares, numa total violação das leis dos próprios EUA e do direito internacional público.
Perante esta iniquidade, só a solidariedade poderá levar à libertação dos 5!No dia 12 de Setembro realiza-se uma jornada mundial de solidariedade mundial os Cinco, exigindo a realização de um julgamento justo e a sua libertação.
A CGTP-IN associou-se desde a primeira hora a esta jornada mundial e apela aos trabalhadores portugueses que participem nesta Concentração de protesto.»

No comments: