Thursday, September 25, 2008

CDU de Sintra informa

Os quatro vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Sintra anunciaram hoje em conferência de imprensa a decisão de entregar os seus pelouros ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra Fernando Seara.

Esta decisão não surpreenderá aqueles que têm acompanhado nos últimos meses as reuniões dos diferentes órgãos autárquicos do município.

Na verdade, o Partido Socialista tem votado favoravelmente nos últimos três anos as principais opções tomadas pela Coligação Mais-Sintra. Mas, querendo apagar agora esta realidade, procurou desenvolver de algum tempo a esta parte um “facto político” que lhe permitisse afastar-se da gestão da Câmara de Sintra, onde detinha entre pelouros e áreas, nove responsabilidades.

Para a CDU, esta decisão dos quatro vereadores do Partido Socialista encontra a sua raiz e explicação numa acção eleitoralista, para deste modo artificial se distanciar da gestão que realizou e apoiou até esta altura do mandato.

O Partido Socialista pretende também com a entrega dos pelouros que detinha que os eleitores do Concelho de Sintra esqueçam o trabalho que não realizou nos pelouros e áreas que assumiu durante três anos.

A CDU, mantendo a sua postura de independência que a caracteriza, quer neste mandato quer no anterior, em relação à Coligação Mais Sintra, irá continuar a acompanhar esta situação, colocando sempre em primeiro plano os interesses da população do Concelho de Sintra.
Mas afinal o que é que se passou na célebre reunião?
Aqui lhe fica um resumo de alguém que esteve na reunião:
«Em breves palavras, a situação que despoletou este imbróglio prendeu-se com o facto do vereador Quinta Nova, na última reunião de câmara, ter questionado a validade da existência de uma 'taxa de contador' cobrada na factura da água dos SMAS.
Este vereador do PS detém o pelouro dos direitos do consumidor e segundo ele a taxa deveria ser suspensa até melhor esclarecimento jurídico e por isso enviou uma carta ao Conselho de Administração dos SMAS.
O vereador Baptista Alves interveio em seguinda afirmando que os SMAS não cobram taxas mas sim tarifas, sendo estas determinadas pela câmara e posteriormente alvo de aprovação em Assembleia Municipal.
Para além disso, a tarifa de contador não é cobrada desde 1997 (mandato ps da Edite Estrela) por decisão camarária. Assim, afirmou que iria na próxima reunião de câmara trazer a referida carta para ser discutida.
O vereador Quinta Nova perante esta argumentação irritou-se e procurou responder a Baptista Alves, sendo impedido por Fernando Seara, uma vez que, segundo este, 'só falam quando o presidente autorizar.'
Fernando Seara afirmou em seguida que compreendia o nervosismo do PS uma vez que as eleições autárquicas e legislativas estavam próximas. Concordou ainda que o assunto da tarifa deveria ser discutido em reunião de câmara. Em seguida deu a palavra ao vereador Quinta Nova. Este insurgiu-se porque já estava 'farto dessa história constante das eleições e do nervosismo do PS'.
Argumentou sobre a existência da taxa de contador nos SMAS e em seguida remata a intervenção com algo parecido com isto:
'Foi uma pena as eleições intercalares não terem tido outro resultado porque assim o senhor (Seara) não estaria em Sintra, o que seria bom para nós e para o concelho.'
Seara responde:
'O Senhor já tirou as suas conclusões e por isso eu também tiro as minhas. A partir de agora assumo as responsabilidades dos direitos do consumidor, à luz das competência que detenho como Presidente de Câmara.'
Assim, o vereador Quinta Nova ficou sem um pelouro, continuando a manter o pelouro da juventude. Perante esta situação o PS marcou uma conferência de imprensa no Palácio Valenças, para hoje às 11.00h, onde anunciou que iria entregar todos os pelouros.
... Foi este o enredo desta situação.»

No comments: