Tuesday, October 07, 2008

Sondagem Marktest sobre índices de expectativas

Marktest:
Aos inquiridos são colocadas 2 questões:
- Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior?
- E em relação à situação económica do país, pensa que daqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior?
A população masculina mantém-se menos pessimista, com um índice de 26.65%, ao passo que entre as mulheres o índice não vai além de 21.91%.
Observando os dados por estrutura etária, verifica-se que o índice de expectativa subiu entre os mais jovens e baixou junto dos indivíduos com 55 e mais anos. Estes últimos são agora os mais pessimistas, com um índice de 20.07%.
No grupo dos indivíduos entre 35 e 54 anos, o índice é de 23.16%, enquanto os mais jovens se mantêm menos pessimistas, com um índice de 29.15%.
Por região Marktest, observa-se que este índice teve uma evolução positiva em todo o país, excepto na Grande Lisboa, onde se observou uma pequena quebra. Os residentes no Grande Porto apresentam-se menos pessimistas, com um índice de 29.47%, contrariamente aos residentes no Sul, cujo índice de expectativa não excede os 21.01%.
Tal como em meses anteriores, a população cuja intenção de voto é PS manteve-se menos pessimista do que aquela cuja intenção de voto é PSD. Em Setembro, as expectativas dos que tencionam votar PSD, embora subindo face a Julho, não excedem os 23.35%, ao passo que entre os que tencionam votar PS se registou um novo aumento deste índice, para os 40.98%.

No comments: