Saturday, October 04, 2008

De Luanda, com paixão

Um amigo, prof universitário e consultor em Luanda, acompanhou empenhada e apaixonadamente as eleições legislativas deste ano em Angola e foi fazendo para meia dúzia de privilegiados o relato da sua visão das coisas.
Ele autorizou e eu publico, agora que os ânimos por cá acalmaram...

I
Antes das eleições

Regressei e estou no meio da fornalha das eleições angolanas.
Já corri TUDO, centro e bairros periféricos; já fotografei o que quis e ainda me faltam uns objectivos; já fui à sede do MPLA e da UNITA; já fiz de advogado do diabo e penso que apreendi o ambiente: 60% para o MPLA, 30% para a UNITA; 10% para os restantes partidos.
Será verdade? No Huambo (bastião da Unita), em Benguela (onde antes a Unita ganhou), no Namíbe/Lubango, em Cabinda e Luanda espera-se uma vitória espectacular do MPLA.
Há centenas de observadores estrangeiros e todos dizem que isto está calmo demais, e que o processo é exemplar.
Tenho documentos de democrática convivência que eram impossíveis no Portugal Europeu, dos anos 80...bancas de ambos os partidos, nas portas das sedes de campanha de cada um!
Ruas e candeeiros disputados taco a taco (ah! pões tu? agora respondo eu!).
O Presidente a jogar à bola (com habilidades à ronaldo), inaugurações e fugas em massa da Unita para o Mpla, mesmo de fundadores e figuras carismáticas, arrastando centenas de militantes da Unita para o adversário ( Jorge Valentim, Nzau Puna, etc.).
Há abuso de poder, apoios indevidos, etc,: mas... a Somague não foi condenada por financiar o PSD? E não reclamam os partidos da oposição por o PS usar os meios do Estado em seu proveito, incluindo os meios de comunicação social?
E o Cavaco Silva para comprar a Zita Seabra não lhe criou uma Secretaria de Estado (audio-visuais), que depois se acabou assim que ela saiu do Governo? E o PS, de Guterres, não comprou o autarca de Ponte de Lima (Queijo Limiano), para ter uma maioria na AR?
É um espanto ver a ignorância (convencida) do Pacheco Pereira e outros comentadores (pagos) da TV portuguesa: então isto é um Governo de partido único? Como explicam então que o vice-presidente da Assembleia Nacional, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, o Ministro da Geologia e Minas (diamantes), Embaixadores, Governadores de Província, Administradores Municipais (presidentes de Câmara, nomeados), etc. são da UNITA?
Quem está mal? O MPLA que tendo a maioria os integrou (podendo tê-los eliminado durante o final da guerra, quando estavam perdidos na mata, a morrer de fome, e os mandou salvar!) e por isso a Unita ainda existe, ou a Unita que se deixou comprar e vendeu a troco de umas mordomias?
Há quem, no MPLA, não esteja de acordo com a magnanimidade do Presidente e o critique por agora ter de defrontar e responder a ofensas, campanhas e calúnias daqueles a quem salvou a vida, em plena guerra...
Também há quem estranhe que só se fale das eleições americanas e não de Angola: não há razão para isso? Então vamos inventar à última da hora problemas, que não podemos confirmar, só para não reconhecermos que os "pedintes" de ontem, são compradores de empresas portuguesas, hoje?
O que seria de milhares de famílias portuguesas (em Portugal!), que dependem das Somagues, Mota & Companhia, Teixeira Duarte, Soares da Costa, Engil, Opca, etc. se não fosse o trabalho que têm em Angola? O insuspeito Expresso diz que já teriam falido!
Ah!, o Governo angolano é corrupto ( o pior do mundo, devíamos queimá-los vivos...), mas os sócios deles, os ilustres portugueses, Américos Amorins, Soares Francos, Mira Amaral, Jorge Coelho, etc. etc. são uns santos.
Os que não conseguiram uma parceria com "estes demónios" é que cospem raivas e frustrações.
No máximo 5 anos Angola será a maior potência de África e os seus concidadãos terão o correspondente nível de vida.
Há cinco anos que o seu crescimento é de dois dígitos, melhor: uma média de 20%! Crescimento sustentado e 20%! Dos maiores do mundo! Qual é o de Portugal?
Aqui diz-se que perante a insegurança vivida em Portugal é melhor trazer a família para Angola, é mais seguro!
Também, nos meios empresariais, se comenta que seria bom para Portugal, que se em vez de serem os Espanhóis a comprarem e a investirem em Portugal, fossem os Angolanos. Pensemos porquê?
Democracia europeia exportada (como calçado) para outro continente, o africano, sem ter m conta cultura, história, tradições, etc. é giro, mas eu lembro-me quando em plena Amadora fui perseguido ( e camaradas meus muito maltratados) por sermos candidatos da CDU! Estamos a falar da Europa no princípio dos anos 80! E ninguém protestou! E eram militares a agredir civis! E foram muitos tiros...
Vão-se «lixar», com as falsas moralidades!
Ainda não nos cansámos de hipocrisia?
Eu também já andei na missa, mas parei!
Vamos ver qual é o resultado 6ª feira, destas eleições!
Eu?
Torço pelo MPLA, porque é ele que a mim, e a mais de 100.000 famílias portuguesas, dá o ganha-pão que o governo do Sócrates não nos assegurou!
Nem todos podem ser comentadores da Televisão portuguesa! (é vê-los gordinhos e lustrosos...)
Vamos ver o que dão estas eleições angolanas!

II
Depois das eleições

Para que o retrato fique mais completo aqui vão mais alguns apontamentos:
- Para além dos milhares de kms de estradas também a rede viária das cidades estão a ser reabilitadas e como diz o Presidente: as cidades parecem uns autênticos canteiros...
- As forças militares e policiais estão a ser apetrechadas, treinadas e melhor equipadas. Claro qque é verdade que a PIR - Polícia de Intervenção Rápida (só de olhar para eles e para o aparato bélico mete respeito e foi o único objectivo a que ainda não tive coragem para tirar um boneco), quando são chamados não é para discutir é para resolver.
Também é público que de tempos a tempos a polícia, faz umas "batidas" e a deliquência diminui e os deliquentes também diminuem de número definitivamente...
- Também é claro que isto é um sistema capitalista quase selvagem e não tem nada que ver com socialismo, ou marxismo. No entanto demonstram sinais de preocupação com o povo.
- O que vão fazer com a maioria de 2/3 (qualificada), se vão abusar do poder, ou assumir a responsabilidade que o povo lhes confiou, vamos ver. Há declarações claras de que querem que eles acabem a obra sem desculpa e depois logo se vê...
- Que os eleitores são maioritariamente jovens, pois a maioria não votou há 16 anos também é significativo.
- Que viagens de pessoas e bens, tanto para subsistir (escoar produtos ou comprar bens essenciais), que antes demoravam dias e dias agora demoram poucas horas é um facto sentido por todos.
- Para se perceber melhor como o MPLA chegou a este resultado respigo algumas declarações do seu secretário-geral, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa": "...não conheço nenhum partido, em África, ou no mundo que num sistema multipartidário que tenha estruturas em locais de residência em todo o país... nós não aparecemos só nestas eleições. Em cada bairro e em cada aldeia, os nossos militantes estão lá quase todos os dias como um padre que reza aos domingos... só em número de militantes temos quase 3 milhões em todo o país..."
É verdade, pois que quem engalanou as cidades foram os militantes, que respondiam taco a taco, na hora, na luta para ganhar as ruas com a propaganda eleitoral. Em cada quarteirão havia uma CAP (Comissão de Apoio ao Partido), que convocava para o trabalho com uma simples folha branca A4, colada nos átrios dos prédios.
É impressionante a organização "subterrânea", que não se vê, mas que na hora aparece ainda e determinada.
Ás 6ª feiras começam as festas de fim-de-semana, que só terminam no domingo à tarde.
A música angolana e o SEMBA são contagiantes e os estrangeiros enchem os bares e dancings durante as noites de 6ª e sábados, "perdendo-se" no tom achocolatado e ondulante das africanas, que sabem como enfeitiçar.
Elas dizem que as portuguesas parecem tábuas de passar a ferro e por isso exibem o peito saliente e a "bunda" como prateleira, de que se orgulham e fazem imagem de marca.
Eles são vaidosos e vestem a rigor, primando pelo fato, o que evidencia um estatuto.
Quando a baía de Luanda estiver reabilitada (ex-libris da cidade), e houver um novo aeroporto e outro porto de Luanda, aí virá o Turismo e esta Angola ficará mais perto da Europa e do Mundo.
Ah! Esquecia-me: nenhuma empresa a criar terá menos de 50% de participação dos angolanos, e as que existem vão começar a "aceitar" os novos sócios.
Em Portugal vende-se ao desbarato, não é? Ou estou enganado? quem será que defende melhor os interesse do seu país?
Que chatice, num estado capitalista haver esta falta de liberdade...
Ninguém obriga ninguém a vir, ou a ficar... o aeroporto funciona nos dois sentidos.
No desporto: basquetebol, andebol e futebol já estiveram melhor.
Como amanhã devem ser conhecidos os resultados finais ainda não se sabe se vai haver festa pois são tantos a festejar, que poucos ficam de fora.
Eu esgoto aqui a minha informação sobre as eleições angolanas, que não tiveram um incidente!
Mas... viva a Ana Gomes que era observadora em Cabinda onde nada teve a registar e que quando chegou a Luanda começou por dizer que como não esteve cá nada sabia, mas depois começou a "ver" e abriu o manual e fez o serviço: Malhar no MPLA.
Quem é que tem cassete, quem é?
O que vale é que já só são ouvidos por eles próprios e poucos amigos, cada vez menos, não é Fátima Roque?
Cumprimentos à medida e na proporção e até ao ano que vem nas presidenciais e em 2010 nas primeiras autárquicas.

III
No rescaldo, já com laivos de intimismo…
(Mas vai assim mesmo, esta parte)

ZC,
reenvio-te um "xerto" de um texto que enviei a outro amigo (Eng. civil-Barreiro...), como resposta a uma série de observações que ele me fez, e bem.
As informações de que dispunha pecaram por defeito e não excesso.
Que o partido no poder tudo utilizou também é verdade.
Que a Unita não reclamou do resto do país, também o é.
Que os "maninhos" nem estrebucharam com a cabazada no Huambo, é um facto.
Que a ausência de cadernos eleitorais foi uma falha logística é imperdoável, mas a tinta evitou as chapeladas.
Mas saberem quantos votaram de cada assembleia, na sua mesa isso não conseguem, nem percentagens, etc.
Mas que votaram em massa, votaram e que votaram no "éme" também,
Mas...
ZC:
Milhares de carros e motas foram oferecidas.
As obras continuam...
O Estado oferece, aos agricultores, em condições extremamente atractivas, (tais que ninguém recusa e todos querem): centenas de milhares de alfaias agrícolas, tractores; centenas de toneladas de milho e arroz, aos agricultores.
O Estado oferece aos pescadores centenas de barco, a motor, para a pesca.
eu sei que se oferecem a eles próprios muito ,mas muito mais que isso, mas... estamos em África e se não fossem estes, "os outros" ofereceriam estes , tantos instrumentos aos produtores? E deixariam de se auto-abastecer?
E que dizer da reabilitação do Caminho de Ferro de Benguela, a ligar aos países vizinhos?
Já agora: como justificar o objectivo de construir um milhão de habitações? Tantas são mais que o público alvo do Bob Geldof.
Há uma opinião unanime: Se a Unita ganhasse eles fugiam, porque não têm gente, nem em quantidade para governar...parece que nem eles queriam.

"...Quanto a Angola:
O nevoeiro não me fez esquecer que há mais Angola para além deste alarido. Não me esqueço.
No entanto que isto foi bonito foi, que podia ter sido um completo e perfeito exemplo, podia, mas quase morreram na praia, por terem falhado na ponta final: coordenação (chefia musculada), e sub-avaliado as dificuldades de transporte, logística e de mobilidade para 2500 postos, só em Luanda, com o trânsito, dificuldades de transporte (não esquecer que a oposição não queria os militares a transportar material eleitoral) e a acrescida dificuldade dos membros das mesas chegarem a estas, por falta de transporte, etc., etc., falharam aí e não precisavam... quiseram desta vez organizá-las eles..."

Enfim, publica o que quiseres, cortando e corrigindo o portuga apressado e exaltado.
Um abração.

No comments: