Saturday, October 11, 2008

Carnide e participação

Junta de Freguesia
de Carnide agraciada
Menção especial «Participação cidadã / crianças e jovens»

O Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) acaba de informar a Junta de Freguesia de Carnide da atribuição de uma menção especial pelo trabalho desenvolvido pela autarquia na promoção da participação cidadã junto das crianças e dos jovens.

No ano lectivo passado a Junta de Freguesia lançou um projecto inovador que envolveu mais de 700 crianças dos jardins de infância e das escolas da freguesia com vista a promover o debate em torno das prioridades para a Freguesia e simultaneamente a promover o conhecimento das competências de uma autarquia.

As crianças e jovens fizeram um levantamento dos problemas em cada bairro e em cada escola, procuram soluções, fizeram as propostas, apresentaram-nas aos eleitos locais, participaram em assembleias plenárias, visitaram a Junta de Freguesia, o Presidente da autarquia visitou-os nas salas de aula... Foi um projecto de grande envolvimento e que tem continuidade no presente ano lectivo.

"Sou Carnide! Participação Cidadã de crianças e jovens!" foi um projecto pedagógico e de intervenção que agora foi reconhecido pela OIDP no âmbito da 3ª distinção OIDP boas práticas em participação cidadã. A entrega da menção especial irá decorrer no âmbito da VIII Conferência Anual da OIDP que acontecerá de 19 a 21 de Novembro em La Paz na Bolivia.

Numa sociedade cada vez mais afastada da causa pública, Carnide, mais uma vez, é reconhecida a nível internacional pelas boas práticas de envolvimento da comunidade e de promoção da cidadania.

2 comments:

Anonymous said...

Parabéns! Excelente trabalho.

Anonymous said...

Um trabalho muito interessante. São exemplo como este que deviam ser noticiados e divulgados.
O futuro deve passar por aqui...