Sunday, September 17, 2006

«Sol»

O que dizer do novo semanário? Ficará algures entre o novo «Expresso», o «Independente» de há uns anos e a revista «Gente»? É aí que eu o vejo hoje. Continuará assim?
Infelizmente, vou ter de continuar a comprar e a ler.

Vamos por partes.

1.
Há ali páginas e páginas dedicadas ao PS, ao Governo, ao PSD, ao CDS, a Ribeiro e Castro. E o PCP, não existe nas páginas do dito «Sol»? Existe, sim: vem lá meia página dedicada… ao facto de a Festa do «Avante» dar dinheiro a mais… Santa Maria. Não esperava nada de mais. Mas isto???? Fico com a certeza do caminho que o «Sol» vai trilhar.

2.
Ontem escrevi de propósito que a CML era ignorada. Tinha perfeitamente visto as seis ou sete linhas. Mas fiquei tão zangado que quis ignorá-las. Então, perante a gravidade do que aí anda, estes tipos, ao todo, viram que Paula Teixeira da Cruz vai ser ouvida «contra» a CML num inquérito interno da Assembleia Municipal? Nem dá vontade de continuar a conversar. Fim de papo, pensei ontem. Mas, pronto: aqui fica o protesto. Melhorem lá o «profile», meninos!

3.
Marcelo é a estrela da companhia: duas páginas a fechar a edição em termos de paginação com um diário light, light, light, tipo Margarida Rebelo Pinto (que também lá tem os seus 3 500 caracteres em ¾ de página, igual a si mesma = a zero…). Marcelo esfrega, esfrega. Mas o umbigo não brilha mais.
Algo entre o Marcelo da RTP e as rubricas Gente do Expresso.

4.
Há várias reminiscências das rubricas Gente do Expresso, 24 Horas e Correio da Manhã. A editoria «Intervalo» está cheia dessas reminiscências. Em muitas páginas, senti-me a ler a revista «Gente» nos «melhores» tempos de Filipa Garnel, com perdão da própria, que não é tida nem achada nesta guerra, hoje.

5.
Erro em título. Pouco bom sintoma. É na página 16. Ribeiro e Castro diz que não tem medo do bloco central. Para o título passou que não tem medo do Governo. Indesculpável. Até porque o título, de tão abstruso, me chamou mesmo a atenção e pensei que o homem (R e C) ensandecera. Mas não: quem ensandeceu foi quem fez o título e quem o reviu ou devia ter revisto.

6.
Cinco estrelas para os cartoonistas Augusto Cid e Luís Afonso.

7.
Na Cultura, os artiguinhos de 1 500 a 2 500 caracteres com medo de que se leia muito…

8.
Fico a saber que as sondagens são da Intercampus (!). Olh’à surpresa!

9.
A revista «Tabu» é – como se esperava – levezinha, levezinha, levezinha!

10.

O «site» é bom. Mesmo surpreendentemente bom para a situação. Gosto mesmo da mecânica daquilo. Tem aí em baixo o link no post de ontem sobre este «Sol».

No comments: