Wednesday, September 20, 2006

EPUL

Quanto mais falam,
mais se enterram...

Regabofe é chocante

PS, PSD e CDS não têm nada a dizer? É que todos estão envolvidos na gestão das empresas municipais e SRU’S. Concretamente, o PS tem representantes seus na gestão da EPUL e nas SRU’s.
Este silêncio partidário não incomoda ninguém??

Chocante é de certeza...

Sei lá se é legal que uma empresa com capitais municipais crie mais duas com capital «seu», uma delas para «mediação imobiliária» e que depois essa, em vez de fazer aquilo para que foi criada, dê de mão beijada a dita mediação que era sua tarefa a outra, esta já privada...
Não sei se é legal. Só sei que é chocante.
E aparentemente agora o Conselho de Administração da EPUL também já acha pouco correcto isto: esta semana já deu ordens para não se fazer mais.
Sei lá se é legal que aquela privada, sempre a mesma («Apareceu-nos cá!»: uma aparição providencial), receba muito mais de um milhão de euros que são do erário municipal, por interposta filha da empresa de capitais municipais... Só sei que é chocante.
Sei lá se as coisas são de agora ou do mandato anterior... Só sei que é chocante.
Sei lá se o Governo faz o mesmo... Só sei que é chocante.
Mas é que não se trata de dinheiritos. Não. Essas «comissões de ‘mediação imobiliária’» já somam 1,3 milhões de euros, segundo se diz nos jornais sem que alguém tenha desmentido.
Instalou-se o regabofe.
Um regabofe chocante.
Assim como é chocante:
1º - que os actuais administradores, quase todos vindos de trás, se escudem atrás do tradicional «Não fui eu, foi aquele menino» - pior ainda se «aquele menino» é o quase o mesmo. No «Público» de hoje leio a Ana Henriques: «São praticamente as mesmas pessoas»;
2º - que o actual presidente quase diga numa conferência de imprensa que autoriza a investigação em curso. Que remédio ele tem, não é?;
3º - e, pior ainda, que diga expressamente: «Nós estamos dispostos a colaborar». Estão dispostos? São obrigados a colaborar, homem. Alguém que lhe explique isso

Era bom mas acabou-se?

Finalmente: então se tudo era tão limpo, por que é que o actual presidente da EPUL vem agora dizer que «ontem, o presidente do conselho de administração da EPUL, João Teixeira, anunciou ter já proibido a Imohifen de voltar a fazer acordos com privados» (leio isso no «CM»).
Acabou-se? Nunca mais?
Agora? Agora étarde!
Alguém tem de assumir.
Ou não?

Cada telefonema cerca de 1 500 contos!!

É caso para dizer mesmo. «Poooooorrrrrrraaaaa!!!!»
Mais chocante ainda é quando se sabem coisas. Outras coisas. Por exemplo, o que vem hoje no «CM», em artigo da Sofia Rego: 65 telefonemas e 22 atendimentos «valeram» “uma comissão de 491 mil euros”.
Leia:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=215292&idselect=90&idCanal=90&p=200

Nós, simples mortais, que quando telefonamos o fazemos por dever de ofício e ainda pagamos à PT e à Vodafone... nem sabíamos que o preço das chamadas podia ser tão exuberante.
Mais de 7 500 euros cada telefonema? 1 500 contos??? Cada telefonema?
Eu explico: a EPUL, com o nosso dinheirinho pagou aos senhores da Himohífen neste processo 1 500 contos para eles fazerem cada uma das 65 chamadas?
Caraças. Ando mesmo noutro mundo, eu!
E você?

PS, PSD e CDS não reagem?

Isto não incomoda o PS, que tem pessoas na administração da EPUL?
Isto já não choca ninguém na maioria PSD-CDS da CML?
Claro que tem de chocar.
Até porque isto é o que o cidadão anónimo retém: «Por cada telefonema aqueles tipos recebiam 1 500 contos»?
Está a ver a gravidade da cena?


No comments: