Thursday, September 28, 2006

Prémio Orlando Gonçalves

Ricardo Dias Felner ganha Prémio Orlando Gonçalves

Fui induzido em erro pelo ‘Público’ e não há desculpa. O Ricardo Dias Felner ganhou um prémio jornalístico, sim, e foi na Amadora. Mas foi o Prémio Orlando Gonçalves. O ‘Público’ já emendou. Agora emendo eu. Sobre isso, leia tudo no «Notícias da Amadora». E eu também aproveito para o informar sobre este Prémio e para lhe recordar quem foi Orlando Gonçalves e a minha ligação a ele.
Note que eu até tinha feito no blog a promoção do Prémio em 18 de Maio deste ano…
Leia:
http://lisboalisboa.blogspot.com/2006/05/prmio-orlando-gonalves.html


O Prémio Orlando Gonçalves

«O Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objectivo, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves, e por outro incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa».
Isto vem no site da CM da Amadora.

Orlando Gonçalves

Já agora, saiba quem foi Orlando Gonçalves. Vá ao site do «N.A.» e veja que OG foi o «primeiro Presidente da Comissão Administrativa do Concelho de Oeiras, entre 11 de Junho de 1974 e 3 de Janeiro de 1977. Membro da Assembleia Municipal de Oeiras, entre Janeiro de 1977 e Dezembro de 1979. Membro da Assembleia Municipal da Amadora, entre Dezembro de 1993 e 1994. Foi homenageado pela Câmara Municipal de Oeiras, enquanto Presidente da Comissão Administrativa. Foi agraciado em 1989 com a Medalha de Ouro da Cidade da Amadora. O seu nome foi atribuído a uma escola básica de Alfornelos (Amadora), a uma rua da freguesia da Buraca (Amadora) e a outra da freguesia da Ajuda (Lisboa)».
O Orlando morreu em 1994. Organizei, em nome da CMA, uma homenagem de que a Amadora ainda se lembra.
Nota pessoal: trabalhei sempre com o OG: desde que cheguei a Lisboa para entrar na Faculdade (1968/69), no «N. A.», passando pela CM Oeiras (74-76) e outra vez no jornal até que ele morreu (94). Sempre.

Consulte:
http://www.cm-amadora.pt/web/m0pl.htm
http://www.noticiasdaamadora.com.pt/nad/artigo.php?aid=8457
http://www.noticiasdaamadora.com.pt/nad/texto.php?cod=og1