Friday, May 15, 2009

Simplex, propaganda e vida real

Ouve-se falar dessa coisa a que chamaram Simplex e um tipo como eu pensa: metade é propaganda e o resto deve ser verdade.
Mas depois cai-lhe me cima a vida real e... afinal em algumas coisas parece que é tudo e só propaganda mas da pior: pelo menos uma medida tomada no ano passado em matéria de licenças para conduzir motociclos a coisa está muito pior e está preta para quem não tem meios.

É o caso de uns vizinhos meus, cidadãos da Moldávia.

Ele trabalha que nem um mouro (passe a expressão) e entende-se: é para isso que cá está. Tal e qual como omeus tios maternos quando foram para Paris (melhor, para os arredores de Paris). Ela tem de levar e trazer os dois miúdos à e da escola e precisa de tirar a tal licença para conduzir a motinha que têm lá em casa, a fim de poder aliviar as tarefas do marido, que está no tranbalho duro da construção civil, no que toca às idas e vindas da escola, em horários distintos - e ainda com a agravante de a miúda, por ser mais velhinha e ter mais arreigadas as estruturas do moldavo, precisar de explicações (três por semana). Uma complicação de vida para quem quer estar em Portugal para ganhar dinheiro.

Quando me pediram ajuda, pensando eu que o País estava sob o desígnio do Simplex, disse-lhes logo que isso não devia ser complicado.
Julgava eu.
Mas a vida real é madrasta para esta gente e para todos os que precisarem do mesmo.
Primeiro: já não é ali a três quilómetros, na junta de freguesia que se tira essa licença, mas sim na antiga DGV, hoje IMTT.
Primeira dificuldade: Setúbal fica a 40 minutos de carro.
Agora o mais caricato: a coisa funciona pelas seguintes etapas (obtive-as ao telefone e numa deslocação a uma escola de condução):
1ª - ir a Setúbal, ao IMTT, perguntar o que era preciso fazer e receber / comprar os impressos;
2ª - ir a Setúbal segunda vez quando tivesse os papéis todos prontos para marcar o exame;
3ª - ir a Setúbal terceira vez na data que lhe fosse marcada para fazer a prova.

Ajudei o Simplex: fui á tal escola de condução perguntar se «me» podiam ajudar e a pessoa foi tão simpática que me ofereceu os impressos e me indicou onde é que se podia comprar por 70 cêntimos (devo ter gasto em gasolina 10 vezes isso - solidariedade obriga, ok, tudo bem...): assim a pessoa poupou uma ida a Setúbal, por mero acaso.

Mas... e os outros milhares de todo o Distrito? E os outros, dos 18 distritos?

Ganda Simpex, sim, senhores.

Obrigado.

No comments: