Sunday, February 01, 2009

SMAS de Loures prejudicam populações de Odivelas e de Loures

PÚBLUCO
LOCAL LISBOA
02.02.2009

Uma situação crítica nos SMAS de Loures

Para os habitantes do concelho de Loures, mas também para os de Odivelas, aos quais os Serviços Municipalizados (SMAS) de Loures continuam a prestar os serviços de água e saneamento, não é novidade a contínua redução da qualidade dos serviços prestados, nem o aumento constante dos preços.A situação é sobretudo insustentável no que respeita ao serviço de recolha de resíduos sólidos. A ineficácia do sistema verifica-se diariamente nos montes de lixo que se acumulam, em especial nas freguesias urbanas com maior densidade populacional. (...) Na área do abastecimento de água aumentam as interrupções no fornecimento, com prejuízos não calculados para particulares, pequenas e médias empresas. As perdas de água potável já ultrapassam os 40%. Uma prova clamorosa de ineficiência da rede. Esta situação decorre de uma continuada ausência de investimento em infra-estruturas, equipamentos e na modernização dos serviços. (...) As redes de água não são renovadas, existindo dezenas de milhares de contadores em situação irregular por já terem ultrapassado o seu período de vida útil. As graves perdas de gestão têm sido compensadas com uma extraordinária evolução da facturação destes serviços aos munícipes. Em 2001 um consumo de 10 m3 custava 14,47 euros, em 2008 o mesmo consumo custou 19,24, mais 33%. Para 2009, inacreditavelmente, os SMAS prevêem um aumento de mais de dez milhões de euros na facturação. Isto significa que, pelos mesmos serviços prestados em 2008, os SMAS cobrarão mais seis milhões de euros aos munícipes e empresas de Loures e mais quatro milhões aos de Odivelas.
Esta situação, pela sua gravidade, exige medidas enérgicas de alteração da política seguida, cuja responsabilidade recai inteiramente sobre a Câmara de Loures, mas impõe também a rápida substituição da administração dos SMAS, uma vez que muitas das situações resultam de erros clamorosos de gestão.
Bruno Simão
Deputado municipal da CDU em Loures

3 comments:

refemdabd said...

Continuem a votar nos socialistas...essa chusma de gente competente!

ass:Pedro

refemdabd said...

Já agora, e à laia de desabafo, conto uma situação que se passou recentemente comigo:

Moro nas Colinas do Cruzeiro em Odivelas desde 2007, e na altura fiquei escandalizado pelo preço da primeira factura da água (cerca de 35 Euros). Tinha vindo do Concelho de Lisboa (Freguesia de St. Maria dos Olivais) e pagava cerca de 19 Euros para uma casa sensivelmente do mesmo tamanho, embora menos moderna.

Vi que apenas pelo contador pagava cerca de 19 Euros (2 meses), contra os cerca de 5 Euros que pagava nos Olivais! Indaguei junto dos serviços municipalizados e informaram-me que o calibre do meu contador implicava um pagamento naquele montante. Aquele calibre era necessário para fornecer água dentro da habitação com pressão suficiente para todas as torneiras. Em conversa com um dos canalizadores da obra, este disse-me que o calibre era exagerado. Outras habitações, como a minha antiga nos Olivais, ou a dos meus pais na Portela, têm um calibre inferior e não perdem na pressão! Reclamei. Veio um técnico a minha casa e o que é que o técnico fez? Contou o número de torneiras na minha casa e brilhantemente concluiu que o calibre montado é que é o correcto!!!!
Mostrei-lhe que todos os registos a essas torneiras estavam cortados a metade, senão, quando abrisse a torneira a água saía com tanta pressão que sairia por fora dos lavatórios.
Também argumentei que embora tenha três WC e cozinha e em cada um dos WC tenha as torneiras da banheira, dos lavatórios e dos bidés, nunca estariam todas a funcionar ao mesmo tempo em todas os WC em simultâneo.
Foi como argumentar com uma porta!
Pergunto: Quanto ganha o SMAS pelo projecto destas novas habitações contemplarem contadores de água com calibres superiores ao efectivamente necessário? Será que é uma exigência? Será que a poupança de água não está contemplada na ficha energética? São muitas perguntas, de facto, mas nunca tiveram resposta, o que me leva a outra pergunta: porquê? É segredo, ou será que em termos "técnicos" a justificação é apenas o rácio de torneiras por habitação?

Lurdes Silva said...

Olá
Mudei-me há cerca de 1 amo para Odivelas e também fui apanhada de surpresa com a questão da factura da água. Em LX pagava cerca de 15 a 22 euros e aqui pago há volta de 50€ ou mais. Com a mudança e outras coisa mais achei que se calhar andava a gastar de mais e durante alguns meses fiz a tentativa de reduzir na água, mas nada!! A factura apenas descia cerca de 2 a 3€. Andei a questionar tudo e todos que moram nesta zona e todos acham normal juntar à água um valor de resíduos sólidos (onde é que já se viu). Outras respostas foram no sentido de como esta zona (colinas do Cruzeiro) é uma zona com áreas verdes que vinha na factura esse valor para ajudar na manutenção. Estou cansada de ser comodista e das pessoas de Odivelas andarem a ser roubadas, tanto é que vou organizar um abaixo assinado para ser entregue na assembleia municipal ou em outros órgãos para que esta situação verdadeiramente irracional pare. Estejam atentos, mais tarde ou mais cedo irei precisar da V/ ajuda.