Monday, November 17, 2008

Piscina dos Olivais

Moção do PCP amanhã na Assembleia Municipal de Lisboa



O Complexo Desportivo dos Olivais-Piscinas é um importante equipamento desportivo da Cidade, constitui uma obra de referência da arquitectura dos anos 60 e é, sem dúvida, uma mais valia do património municipal.
Em 2005, Câmara Municipal de Lisboa decidiu encerrar o espaço que, na altura, era utilizado mensalmente por cerca de 5.000 utentes, sendo 2.800 utilizadores das Piscinas.
Neste período de tempo, a população dos Olivais tem vindo a deparar-se com a continuação do encerramento daquele equipamento, prejudicando o direito dos utilizadores a usufruírem de um serviço público desportivo, de aprendizagem, de reabilitação e de lazer.
Apesar das promessas feitas em sessão pública realizada nos Olivais em Janeiro de 2008 pelo Senhor Presidente da Câmara e Senhor Vereador do Desporto; apesar das várias intervenções na Assembleia de Freguesia dos Olivais; apesar dos protestos da população por não conseguir acesso à alternativa Piscina do Oriente que tem sua lotação esgotada. A completa degradação, abandono, desleixo e vandalização de um equipamento municipal mantém-se para grande desespero e preocupação dos moradores dos Olivais,
Apesar do Presidente da CML ter informado esta Assembleia que está em preparação o concurso para a reabilitação deste equipamento, notícias vindas a público recentemente afirmam que, para além disso, será também entregue a privados a sua gestão. Esta opção irá agravar, inevitavelmente, os custos de utilização deste equipamento municipal, dificultando o acesso da população e, em particular, das camadas mais desfavorecidas.


Assim, o Grupo Municipal do PCP propõe que a Assembleia Municipal, na sua reunião de 18 de Novembro de 2008, delibere:

- Exigir à Câmara que informe a Assembleia Municipal sobre os projectos previstos para este equipamento, bem como os respectivos prazos;
- Recusar qualquer tentativa da entrega da gestão do Complexo Desportivo dos Olivais-Piscinas a interesses privados, mantendo o seu carácter de serviço público à população.

No comments: