Tuesday, July 23, 2013

Vai abrir o Data Center da Covilhã



UM DOS MAIORES DATA CENTER DA EUROPA NA COVILHÃ

Um novo centro de dados vai nascer na cidade da Covilhã. A PT espera que este, que será o maior Data Center do País, entre em funcionamento no segundo semestre de 2012, servindo empresas à escala mundial.
O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto e pelo Presidente Executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, numa cerimónia que decorreu no dia quatro de Fevereiro de 2011, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
"Após cinco meses de trabalho intensíssimo, de esclarecimento detalhado, de avaliação e apuramento da decisão, recebemos a grata notícia de a Covilhã ter sido seleccionada para localizar este investimento", referiu o Presidente Carlos Pinto.
Com um orçamento de 30 a 50 milhões de euros na construção de um dos maiores centros de armazenamento de dados da Europa, que vai apostar na exportação de capacidade de armazenamento e aplicações, "a decisão da PT constituirá para a Covilhã uma pujante âncora, que há muito aguardávamos, com a consciência do potencial que representa para irradiar consequências muito positivas noutros sectores", afirmou o edil, acrescentando que "a partir daqui muito trabalho há a fazer. Para ele estamos mobilizados, com eficácia e dedicação, até ao dia da abertura do Data Center da PT, na Covilhã".
O centro terá capacidade para 50 mil servidores que irão fornecer aplicações informáticas às empresas com base em cloud computing, e irá ocupar uma área de 45 mil metros quadrados (equivalente a 10 vezes o Pavilhão Atlântico), servindo empresas de todo mundo com 20 petabytes de armazenamento.
Os servidores do Data Center vão fornecer aplicações informáticas às empresas, transformando "custos fixos em custos variáveis", destacou o Presidente da PT, Zeinal Bava. "As empresas deixam de ter custos desproporcionados" em programas ou material informático e "passam a pagar o que consomem". A própria PT estará entre os principais utilizadores da capacidade de computação e armazenamento do novo Data Center, por exemplo, com vista à evolução do serviço de televisão Meo.
Com o crescimento exponencial dos dados e o aumento das necessidades das empresas a este nível, a Portugal Telecom posiciona-se como um player no mercado europeu e a sua grande aposta vai para a captação de clientes internacionais. Surge assim um compromisso com a empresa americana Cisco, no sentido de angariar clientes internacionais que possam ser servidos a partir da Covilhã.
O novo centro será ainda uma referência mundial em termos de eficiência energética e de sustentabilidade, já que ficará dotado de um parque eólico de 28 torres, sendo um dos poucos data center a nível mundial que tem associado de raiz um projecto de produção de energia renovável, e irá gerar poupanças no consumo de energia na ordem dos 40 por cento e de 93 mil toneladas de dióxido de carbono, com utilização de sistemas de refrigeração ambientalmente responsáveis e aproveitamento de energia solar.

A ESCOLHA DA COVILHÃ
Concluídos longos meses de trabalho conjunto entre responsáveis e auditores internacionais, a Covilhã foi escolhida entre 26 localidades analisadas para acolher um dos maiores centros de armazenagem de dados da Europa e do País.
Segundo Zeinal Bava, o baixo risco de fenómenos naturais, a temperatura do ar e a humidade, os bons acessos a infra-estruturas de base, o baixo impacto ambiental e a possibilidade de aproveitamento de recursos sustentáveis, foram os critérios chave para a escolha da Covilhã, tendo em conta, igualmente, as normas e práticas definidas pelo Code of Conduct on Data Centers da Comissão Europeia e pelo Uptime Institute.
O Presidente da Câmara rematou com o facto de a Covilhã ser "uma cidade com qualidade enquanto espaço urbano integrado, agradável para viver, muito bem considerada por grandes empresas, que não situam investimentos de milhões sem uma rigorosa avaliação, de múltiplos aspectos, desde os equipamentos à qualidade de vida, que são exigidos para suscitar a captação de quadros muito qualificados, vindos também do exterior".

CENTRO DE INOVAÇÃO EM TI
O novo data center, que está entre os maiores investimentos já realizados na Beira Interior, além de ser um dos maiores investimentos na área das telecomunicações no sector da armazenagem remota de dados a nível mundial, vai permitir triplicar a capacidade de data center em Portugal.
O presidente executivo da PT salientou ainda a criação de um centro de inovação em tecnologias de informação que permitirá atrair para a região núcleos empresariais nacionais e internacionais, que contribuirão para o desenvolvimento económico da região e potenciarão a articulação com a Universidade da Beira Interior com vista ao desenvolvimento de redes de nova geração, serviços tecnológicos e programas de inovação.

Início 


<<

Página de acesso facilitado a utilizadores portadores de deficiência


No comments: