Tuesday, July 03, 2007

Hoje, com interesse para Lisboa

Candidatura CDU
Reabilitação urbana
Ruben de Carvalho sublinhou que a CDU foi "pioneira" na reabilitação das zonas históricas da cidade, quando integrou a coligação camarária com o PS. Essa obra - disse - é a prova que a força liderada pelo PCP está "ao serviço da cidade e do povo". Lamentou depois que muitas obras estejam paradas porque a câmara não paga aos empreiteiros. Falando ao DN, a presidente da junta de Santo Estevão, entristeceu-se também com a desertificação de Alfama. Lurdes Pinheiros explicou que muitos moradores são realojados fora do bairro quando as suas casas estão em reabilitação. E que isso só acontece de há seis anos para cá (gestão PSD).
http://dn.sapo.pt/2007/07/04/nacional/pcp_assume_resultado_colectivamente.html

Arruada no Castelo
O cabeça de lista da CDU, Ruben de Carvalho, às eleições intercalares de Lisboa continua na rua a promover o contacto directo com a população de Lisboa, numa campanha sob o lema ‘CDU Avança com Toda a Confiança!’. Acompanhado pelo líder do PCP, Jerónimo de Sousa, Ruben de Carvalho escolheu ontem duas zonas históricas da cidade, o Castelo e Alfama, para estar mais perto dos lisboetas e com eles trocar ideias, ouvir reclamações e sugestões. Ruben de Carvalho defendeu ontem a necessidade de a autarquia fazer avançar a reabilitação urbana que mantenha a população na cidade e que o novo terminal de cruzeiros salvaguarde a vista sobre o rio.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=248839&idselect=90&idCanal=90&p=200

Reabilitação da cidade é urgente, diz Ruben de Carvalho
Ruben de Carvalho participou numa arruada pela Rua do Castelo até Alfama, onde alertou, mais uma vez, para o problema da reabilitação da cidade.
O compasso das gaitas de foles e do bombo ditam o ritmo que a candidatura comunista quer imprimir à campanha. Ruben de Carvalho e o líder do Partido Comunista, Jerónimo de Sousa, escolheram o exemplo da zona do Castelo, para responsabilizarem a autarquia pela interrupção de obras urgentes.
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20070703parquemayerbaileseducacao.htm?wbc_purpose=basic

Muralha em um quilómetro de cais, não
"Fazer um terminal para cruzeiros, até aí tudo bem. Mas preparam-se para fazer ali um centro comercial, ao longo de um quilómetro do cais e com dois ou três pisos de altura, ou seja, uma muralha que destruirá toda a visão de Alfama para o rio", criticou.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1298436&idCanal=10


Outras candidaturas

Negrão
Promete observatório ambiental
http://dn.sapo.pt/2007/07/04/nacional/fernando_negrao_promete_observatorio.html

Costa
Enterra projecto Frank Gehry para o Parque Mayer
http://dn.sapo.pt/2007/07/04/nacional/antonio_costa_enterra_projecto_frank.html
O Parque Mayer mete dó
http://jn.sapo.pt/2007/07/04/pais/costa_o_parque_mayer_mete_do.html
«Socialistas mudam de ideias pela terceira vez sobre o destino do Parque Mayer / Ana Henriques / A mais recente lista de intenções para o recinto inclui teatro e outros géneros de espectáculos, galerias e restaurantes / Primeiro queriam escritórios, habitação, teatros e cinemas. Passados sete anos sobre a época em que o socialista João Soares governava a cidade, afinal já são só e apenas equipamentos de lazer aquilo que os homens do PS querem agora ver no futuro Parque Mayer, em Lisboa.
Na última campanha eleitoral também não era nada disto: o candidato socialista à câmara, Manuel Carrilho, prometeu o prolongamento do Jardim Botânico para este espaço caso ganhasse as eleições.
Ontem coube ao cabeça de lista do PS António Costa e ao seu "número dois", o arquitecto Manuel Salgado, apresentar a mais recente lista de intenções para o decadente recinto: espectáculos de dança, teatro, galerias, restaurantes. Tudo tirando partido da proximidade do Jardim Botânico e da Avenida da Liberdade, locais que devem ser ligados ao Parque Mayer.
Projectos megalómanos é que não, disseram a uma voz Costa e Salgado. "O plano de Frank Gehry já foi", admitiu Manuel Salgado, numa referência ao arquitecto pago a peso de ouro pela autarquia para projectar a revitalização do local na altura em que Santana Lopes e Carmona Rodrigues geriam os destinos da autarquia.
Em 2002, não eram apenas actividades de lazer que o agora "número dois" de António Costa e possivelmente futuro vereador do Urbanismo preconizava para o Parque Mayer. "Incluam-se espaços para escritórios e habitação", defendeu num artigo de opinião, ao mesmo tempo que explicava que o teatro de revista tinha morrido, pelo que não valia a pena ressuscitá-lo. Ontem, o candidato a presidente de câmara pelo PS foi mais cauteloso e disse que devem ser os agentes culturais a decidir que tipo de actividades ali devem ter lugar: "A câmara não deve ter uma política de gosto e dizer se se representará Shakespeare ou se se fará teatro de revista."
Quanto ao projecto, tenciona lançar um concurso de ideias. "Daqui a dois anos, não teremos seguramente o projecto de reabilitação concluído, mas teremos seguramente muita coisa já a mexer e alguns equipamentos já a funcionar", prometeu, recordando os tempos em que ali ia "andar de carrinhos de choque e jogar matrecos". Mesmo que o negócio que deu à Câmara de Lisboa a posse do Parque Mayer seja considerado inválido pelas autoridades, será sempre a autarquia a definir o uso deste espaço, frisou ainda o candidato.
Segundo Manuel Salgado, aos futuros equipamentos de lazer juntar-se-ão espaços verdes - "e não parques de estacionamento em tudo o que é subsolo" -, uma vez que se pretende estabelecer uma continuidade com o Jardim Botânico.»
(In Público – sem link)

Carmona
Com idosos
http://www.destakes.com/redir/50f6d3864341f62b9e9de635ae04af62
Barbosa financia Carmona
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=248839&idselect=90&idCanal=90&p=200
Salas de chuto só com estudos
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=248362&idselect=90&idCanal=90&p=200



Sobre vários
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=1679091c5a880faf6fb5e6087eb1b2dc&subsec=&id=a6a4eec5dba6bbefd164851679131201
Sobre vários
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20070703parquemayerbaileseducacao.htm?wbc_purpose=basic
Cobertura na RTP
Helena Roseta protesta
A candidata independente às intercalares de 15 de Julho, apresentou hoje as percentagens do tempo de cobertura televisiva atribuído a sete dos 12 candidatos na RTP1 e RTP2, entre 4 e 26 de Junho, que considera terem sido «claramente discriminatórias».
Naquele período o candidato socialista, António Costa, foi o que mereceu maior cobertura com 18,4 por cento, seguido do candidato social-democrata, Fernando Negrão, com 15,8 por cento, o candidato do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes teve 15,4 por cento, o candidato do CDS-PP, Telmo Correia, 14,8 por cento, a candidatura da CDU encabeçada por Ruben de Carvalho 13 por cento, o candidato independente Carmona Rodrigues 12,3 por cento e a candidata independente Helena Roseta 10,3 por cento.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=828157&div_id=291



Com interesse sobre Lisboa

O problema afinal são os coveiros
PJ investiga coveiros
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=248862&idselect=10&idCanal=10&p=200

APL: tecnologia de vanguarda para contentores
http://www.destakes.com/redir/12a9ad927711ea95405b285c404bc1d2

Câmara de Lisboa é recordista no número de funcionários per capita / CML tem 10 trabalhadores por mil habitantes, o Porto sete e Madrid cinco.
(In Público, manchete – sem link)

Diversos

Berardo!
O Joe é que sabe – digo eu
“A minha ideia de museus, do museu de todos nós, não foi fazer as pessoas começarem a desembolsar quando as coisas estão bastante difíceis”, argumentou o coleccionador. Com os meses de Verão propícios a que as pessoas visitem mais museus, Berardo sublinhou que em Lisboa é preciso haver mais alternativas. “As pessoas não podem estar só na praia. Aqui em Lisboa precisamos de alternativas”, referiu. Para o Museu Colecção Berardo, que inaugurou no dia 25 de Junho, Joe Berardo pretende ter um conjunto de actividades e iniciativas que chamem mais visitantes. “Vamos tentar fazer uma festa musical para tentar trazer as pessoas à noite ao museu”, indicou o empresário, referindo que a decisão e o programa deverão estar definidos na próxima semana.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=c20ad4d76fe97759aa27a0c99bff6710&subsec=&id=a5adc02b1c410075b5c41110be24925d

No comments: