Monday, July 08, 2013

CTT de Carnide reabriram

Junta de Freguesia de Carnide
NEWSLETTER
8 de Julho de 2013
MORADORES DE CARNIDE
GANHAM LUTA PELA REABERTURA
 DOS CORREIOS!
Em Março de 2011 os CTT ameaçaram encerrar (e encerraram) dezenas de estações de correios entre elas, a de Carnide, situada na Quinta da Luz. Depois de um longo processo de luta e de negociação a Junta de Freguesia de Carnide conseguiu que a estação continuasse aberta! Para além de conseguir assegurar a manutenção da Estação foi ainda aberto um Posto de Correios numa papelaria do Centro Histórico de Carnide.
Em Setembro de 2012 a Junta de Freguesia de Carnide consegue abrir no Bº. Padre Cruz um novo Posto de Correios que serve os habitantes daquele bairro. O Posto de Correios era uma já longa reivindicação daqueles moradores que tinham que se deslocar à estação de correios da Pontinha. O Posto funciona, desde essa data, no Centro Cultural de Carnide.
No final de Maio de 2013 a administração dos CTT decide unilateralmente encerrar mais cerca de 70 estações de correios em todo o País, entre elas, a de Carnide, sob orientações do Governo, com vista à privatização da empresa. A nossa estação encerrou no dia 30 de Maio, de forma muito pouco correta e, infelizmente, sem qualquer posição firme por parte da Câmara Municipal de Lisboa na defesa pela manutenção da estação.

Este encerramento mobilizou os autarcas da Junta de Freguesia que chegaram a “fechar-se” dentro da estação, a Associação de Moradores da Quinta da Luz e muitos moradores na defesa da manutenção da estação.
A sua Junta de Freguesia nunca baixou os braços e nunca desistiu de lhe garantir a si, enquanto cidadão o direito de ter uma estação de correios o mais perto possível da sua casa.
As instalações da estação dos correios estão em boas condições e são propriedade dos próprios CTT, não existindo razões para o seu encerramento.
Não desistindo e lutando sempre, a Junta de Freguesia de Carnide conseguiu reabrir no dia 8 de Julho a estação e "devolvê-la" à população! Continuamos a afirmar que somos sempre parte das soluções e nunca dos problemas!
O funcionamento do “novo” Posto de Correios será assegurado diretamente pela Junta de Freguesia nas instalações dos CTT. A persistência e a luta da Junta de Freguesia permitiu celebrar um protocolo com os CTT que garante esta solução. O posto irá funcionar de 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h30 às 19h30 (um horário mais ajustado à realidade e às necessidades dos moradores).
Para a Junta de Freguesia de Carnide esta não é a solução ideal nem definitiva pois continuamos a defender o funcionamento da Estação de Correios assegurado diretamente pelos CTT; a não privatização dos CTT e a salvaguarda da defesa do serviço público postal.
No entanto, somos sempre fieis aos nossos princípios e colocamos sempre os interesses dos moradores em primeiro lugar. A sua Junta de Freguesia prova, mais uma vez, a sua capacidade de negociação, de luta, de trabalho e de proximidade às populações. Prova-se mais uma vez a importância de se ter uma Junta de Freguesia atenta aos problemas, próxima das pessoas e interventiva! Afinal “não somos todos iguais”!
Alguns não acreditavam que era possível reabrir a estação! Nós reafirmamos que quem não luta perde sempre mas que quem luta muitas vezes vence!
Obrigado a todos os moradores e comerciantes que nunca desistiram de lutar!
Obrigado à Associação de Moradores da Quinta da Luz que connosco lutou!
Obrigado ao Sindicato dos correios SNTCT que desde a primeira hora esteve connosco nesta luta!
A partir de agora Carnide volta a ter a sua estação de correios em funcionamento!
ler mais »

8 de Julho de 2013, 15h00
A reabertura dos CTT de Carnide                                                  
Foram muitos os moradores que quiseram marcar presença na reabertura dos CTT de Carnide.
Autarcas, representantes da Associação de Moradores da Quinta da Luz e de outras associações, moradores e comerciantes foram passando pelo espaço manifestando a sua satisfação por esta conquista.
ler mais »

No comments: