Wednesday, October 01, 2008

Grandes lutas neste 1 de Outubro

  • No site da DORL do PCP, reportagens das lutas:
    Grande plenário no Metropolitano de Lisboa 01-Out-2008 - Integrado na Jornada de Luta da CGTP-IN deste dia 1 de Outubro, decorreu pelas 10.00 da manhã um plenário convocado pela CT do Metro de Lisboa, apoiado pelo STRUP(CGTP-IN), SIMDEM, STTM e SITRA (UGT), onde interveio Amável Alves da FECTRANS / CGTP-IN. O plenário contou com a participação mais de 150 trabalhadores. Entretanto a FECTRANS fornecia mais resultados das diversas acções que decorriam neste dia de luta: Rodoviária Lusitânia (97% de adesão); CP Carga da Bobadela e Alhandra (parada a circulação); diversas estações de comboios encerradas; adesão perto de 100% na Soflusa e a circulação interrompida.Ver as fotos da luta
  • Trabalhadores da Limpeza Industrial em luta! 01-Out-2008 As trabalhadoras da Empresa de Limpezas Industriais "Safira" estiveram este 1 de Outubro em luta, integradas na jornada nacional da CGTP-IN contra o código do trabalho, e lutando ainda por aumentos salarias e em defesa dos direitos que a Empresa viola. No hospital de Santa Maria fizemos a reportagem duma das paralizações desta empresa realizada hoje.
  • Ilegalidades e Insegurança na Circulação Ferroviária em Lisboa 01-Out-2008 Devido à extraordinária adesão dos trabalhadores no CCO de Braço de Prata, a administração da REFER foi obrigada a recorrer à ilegalidade, tentando substituir trabalhadores em greve por outros, trazendo trabalhadores externos, colocando chefias a substituir grevistas e colocando trabalhadores em turnos superiores a 10 horas. E isto no local que deveria garantir a segurança da circulação ferroviária! O piquete de greve chamou a polícia para impedir a continuação destas práticas. Não houve resposta. Passado duas horas a polícia aparecia chamada pela administração.O piquete de greve, no quadro das suas responsabilidades, cumpriu o seu dever. O Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários já afirmou que a circulação se está a processar sem as condições exigiveis de segurança, e disso responsabilizou o Governo.
  • Contra o Código, os salários em atraso e a destruição da Empresa; Na Lusitânia luta-se! 01-Out-2008 A Greve na Lusitânia em Sacavém atingiu os 97% de adesão. Integrada na luta geral dos trabalhadores portugueses contra o código, esta acção está ainda inserida na luta que estes trabalhadores travam contra os salários em atraso e na defesa dos postos de trabalho. Bernardino Soares deputado do PCP na Assembleia da República participou no plenário, reafirmando a solidariedade do PCP com a luta que estes trabalhadores vêm desenvolvendo..
  • Recolha Urbana em Luta: Adesão de 100% na Amadora, 90% em Loures, 75% em Sintra30-Set-2008 Os trabalhadores da recolha urbana aderiram em força à jornada de luta nacional contra o Código do Trabalho. Na Amadora, o Secretário-Geral da CGTP-IN, Carvalho da Silva, sublinhou a importância desta jornada de luta que começa nesta madrugada.Ver as imagens da luta
  • Sector Vidreiro de Loures com adesões de 100% 01-Out-2008 A Sangoban Glass (Covina) e a Fekurite, empresas de Loures do Sector Vidreiro, estão na Greve a 100%, reflexo da forte adesão do sector vidreiro à jornada de luta contra o código do trabalho. Na foto, a produção da Covina parada.
  • Mais de 80% de adesão à Greve no CCO de Braço de Prata 01-Out-2008 No CCO de Braço de Prata (REFER) a adesão à greve no turno nocturno é superior a 80%. Com esta adesão, a circulação ferroviária não é possível de realizar-se respeitando as condições de segurança exigíveis.Ver Fotos da Jornada de Luta
  • Trabalhadores dos CTT em greve marcham em Lisboa 30-Set-2008 Os trabalhadores em greve dos CTT realizaram hoje uma Marcha em Lisboa, na luta que travam em defesa do seu Acordo de Empresa e contra o Código do Trabalho. Uma acção integrada na Jornada Nacional de Luta da CGTP-IN que decorre a 1 de Outubro - e cuja reportagem do Ver fotogaleria desta Jonada de luta
  • Greve Enfermeiros (30/9 e 1/10) com 72% de adesão! 30-Set-2008 A Greve dos Enfermeiros que se iniciou este 30 de Setembro e prossegue no dia 1 de Outubro, regista níveis de adesão muito elevados - 72% às 12.45 - confirmando o profundo descontentamento e mobilização dos enfermeiros portuguesesa.
  • Jornada de luta contra o Código do Trabalho já arrancou! 30-Set-2008 Esta madrugada iniciou-se a Greve nos CTT, marcada para 30 de Setembro e 1 de Outubro (foto anexa). É a primeira acção desta jornada nacional de luta convocada pela CGTP-IN para 1 de Outubro, para lutar contra o Código do Trabalho. Uma jornada que envolverá diversas formas de luta para diferentes sectores, mas que incluirá greves na Administração Pública e Local e em diversas empresas dp sectpr público e do sector privado, e ainda plenários e paralizações em muitos locais de trabalho. Procuraremos dar a notícia e reportagem destas lutas no Distrito ao longo das próximas 48 horas.

No comments: